Manutenção NÃO se trata de consertar coisas!!

Manutenção NÃO se trata de consertar coisas!!

Parece óbvio pra você mesmo antes de ler esse artigo?

Então meus parabéns!

Você faz parte de uma minoria que compreende a realidade da manutenção, principalmente em tempos de Industria 4.0.

Ainda vivemos uma realidade cruel, muito encoberta por uma aura brilhante de especializações e ERP’s. Que apesar de serem excelentes ferramentas com certeza, ainda não conseguiram “virar a chave” da Manutenção 4.0 no Brasil.

Muito disso está diretamente ligado ao fato de alguns CEO’s, CFO’s e outros ‘level C’, que habitam o tempo da invenção da roda, e ainda acreditam em detrimento de todas as provas em contrário, que investir recursos em um equipamento que está “funcionando perfeitamente” é desperdício.

- “Não foi previsto no budget anual da companhia.”

- ”Vamos reavaliar durante a elaboração do orçamento para o próximo ano.”

-“Quando parar a gente vê como faz.” (Acreditem, eu já ouvi essas palavras!!!)

A tecnologia está tomando conta da grande maioria dos processos produtivos. Implantar uma tecnologia, deveria implicar OBRIGATORIAMENTE na elaboração de um plano de gestão do novo ativo.

KPI – PDCA – 5W1H – MTTR – MTBF – TQM

Essa “sopa de letrinhas” é o que gera material para estabelecer o modo operacional do setor de manutenção de uma empresa. É o que vai, no fim das contas, definir se existe possibilidade de a companhia fechar no azul no fim do período.

Você ainda achou estranho eu falar em setor de manutenção, não é?

Na empresa que você trabalha ainda tem o “Severino”, que vive quebrando um galho aqui e outro ali?

Daqui a pouco, o Severino que está muito bem intencionado inclusive, vai literalmente QUEBRAR o “tronco” da empresa inteiro.

Então vamos começar do começo. E estabelecer 4 etapas para adequar a manutenção:

Capacitação | Definição de padrões | Gestão | Gerenciamento de ativos

CAPACITAÇÃO

Vamos destrinchar todo o conteúdo teórico sobre gestão de ativos. Muitas horas de treinamentos depois, vamos fazer uma planilha. Isso mesmo PLA – NI – LHA. O bom e velho Excel. E vamos começar a esboçar o plano de manutenção. Fazendo um levantamento dos ativos e verificando em seus manuais os períodos adequados para manutenções preventivas indicados pelos fabricantes. Depois disso, PLA NI LHA.

DEFINIÇÃO DE PADRÕES

Nessa etapa, vamos cuidar da (re)estruturação do almoxarifado. Vamos criar canais e documentos padronizados para abertura de chamados, Ordens de Serviço (OS), relatórios, etc. Vamos criar um plano de manutenção ostensivo. Um calendário para organizar as preventivas e corretivas, alinhado com as interfaces com outros setores como logística, produção, segurança do trabalho e outros.

GESTÃO

Criação dos planos de contingência para cada ativo, de acordo com seu impacto sobre a produção e segurança das pessoas. Gestão dos custos. Com almoxarifado organizado, entradas e saídas devidamente registradas, será possível fazer previsões assertivas sobre insumos. Além disso, caso empresas terceirizadas sejam contratadas para execução de serviços complexos ou sensíveis, esses contratos deverão estar muito bem redigidos e compreendidos. A última parte dessa etapa, será a identificação, aquisição e implementação de um sistema ERP. O ideal é que esteja vinculado ao ERP da empresa, mas não é imperativo.

GERENCIAMENTO DE ATIVOS.

Parabéns! Agora você tem um setor que funciona. A menina dos olhos da empresa. Ninguém se lembra qual foi a última vez em que houve uma intercorrência com impacto negativo em algum ativo. Os colaboradores trabalham com tablets que mostram o próximo chamado, geram relatórios e demonstram indicadores de desempenho. E as reuniões gerenciais são um show a parte, com dashboards e gráficos com informação relevante e sucinta.

Parece sonho, não é?

Mas não é! É assim que deveria e deve ser!

O tempo de implantação de uma metodologia assim vai depender do nivel de (des)organização atual desse setor.

Mas é uma experiência e tanto. E uma (r)evolução dentro da companhia que refletirá em todos os setores. Gerando credibilidade, economia de recursos, segurança e criando o ambiente para resultados de sucesso!

#manutenção #gestãodeativos #ERP #TQM #industria4.0

Frederico C.

Especialista em Tecnologia da Informação

4 a

👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos