Maravilhas do Nordeste

       Na região Nordeste do Brasil, mais precisamente na atual cidade de Porto Seguro, Bahia, foi onde o navegador e explorador português Pedro Alvares Cabral e sua expedição composta de 13 embarcações e cerca de 1200 homens desembargaram, no dia 22 de abril de 1500 depois de verem o Monte Pascoal ao terem desviados do caminho da Índia para o sudoeste no oceano Atlântico. Foram recebidos pelos nativos, que receberam o nome de índios em homenagem aos indianos. A primeira missa fora celebrada no dia 26 de abril de 1500, pelo Frei Henrique Soares de Coimbra, pela chegada do cristianismo e posse da terra pelos portugueses. E o escrivão Pero Vaz de Caminha, por vezes chamado de Pedro Vaz de Caminha, redigiu uma carta relatando as maravilhas da natureza e o modo de vida dos nativos, que seria enviada ao rei D. Manuel I, em Portugal.

      No século XVI, entre 1539 e 1542, durante o Período Colonial, começou a escravidão com a chegada dos primeiros escravos negros vindos do continente africano na Capitania de Pernambuco. Ainda no século XVI, os portugueses com a força motriz dos escravos iniciaram o cultivo da cana de açúcar, criação de gado e plantação de café, extração de ouro e pedras preciosas que exportavam para a Europa. E só deixaram a região após três séculos devido a degradação do solo e chuvas cada vez mais escassas. Vale lembrar que no período colonial, de 1530 a 1822, o Brasil era chamado de “Estado do Brasil” pela coroa portuguesa. Antes o nosso território tinha outros nomes, como Pindorama nome dado pelos nativos, e Ilha de Vera Cruz nome dado pelos portugueses.   

      A região Nordeste foi invadida por outros países do continente europeu como a França e Holanda, e por piratas e corsários ingleses. A expulsão dos holandeses da cidade de Recife e de outras regiões adjacentes aconteceu em 1654, após uma mobilização popular liderada por colonos e pelo governo português. Mas, muitos ficaram morando constituíram família e constituem parte da população nordestina. A região no Nordeste hoje inclui nove estados, que são Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Conforme dados do IBGE, a região tem uma área aproximada de 1,5 mil quilômetros quadrados equivalente a 18 por cento do território brasileiro, e uma população em torno de 55 milhões de habitantes. 

      Na região nordestina ocorrem quatro tipos de clima, ou seja, clima tropical seco e úmido, clima equatorial, clima semiárido e clima tropical atlântico, com temperatura mínimas acima de 20 graus Celsius e máximas que podem superar 30 graus Celsius, e volumes de chuvas variam entre 250 mm e 750 mm; e biomas como a caatinga, mata atlântica, cerrado, mata dos cocais e manguezais, e com uma fauna exuberante com animais exóticos como o tatú canastra, o tamanduá-bandeira e a preguiça-comum. Em cada bioma há espécies de plantas características. Na época do descobrimento, na mata atlântica havia muito pau-brasil quase extintos devido ao processo de extração, que é uma árvore com o cerne de cor avermelhada, tipo brasa, que deu origem ao nome do Brasil. No bioma caatinga há predominância do angico, juazeiro, ipê, mulungu, aroeira, umbuzeiro, caroá, barriguda, catingueira, cumaru, facheiro, faveleira, jurema branca, sabiá, cacto, palma, etc. Ainda há muitas palmeiras como o coqueiro (conhecido por coco da Bahia), o babaçu e a carnaúba, que é a fruta símbolo do Ceará e do Piauí, conhecida como a árvore da vida, de onde se extrai alimentos, cosméticos, remédios, materiais para construção, etc. E ainda tem o puçá-preto ou amarelo que é uma planta nativa do cerrado nordestino , que nasce grudado no tronco como a fruta da jaboticaba. 

      O Nordeste é constituído de paraísos de belezas naturais, que incluem serras, praias (cerca de 3 mil quilômetros), rios, falésias, lagoas, dunas e os famosos lençóis maranhenses. O Rio São Francisco que nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, percorre 3.162 quilômetros e deságua entre o estado de Alagoas e Sergipe, conhecido por velho chico, é perene, não seca e é de grande importância para a população, com várias hidrelétricas e um canal de transposição que abastece muitas cidades. Outros rios importantes são o Gurupi-PA/MA, Mearim-MA, Parnaíba-MA/PI, Aracaú- CE, Capibaribe-PE, Paraíba-PB, Potengi-RN e Apodi/Mossoró-RN. Na região Nordeste existem três grandes bacias hidrográficas: a Parnaíba, a São Francisco e Tocantins-Araguaia.

      As maiores cidades do Nordeste são Fortaleza, Salvador e Recife; mas todas são lindas e aconchegantes. A religião predominante é catolicismo, sendo que a maior devoção de fé é a Nossa Senhora. Há outras religiões tais como o protestantismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras como o candomblé e a umbanda trazidas pelos escravos, que também trouxeram a dança da capoeira. As comidas típicas do Nordeste também têm origem no continente africano com muita pimenta e temperos fortes, como o acarajé, sarapatel, cuscuz, caruru, moqueca e carne de sol. A música nordestina também tem vários ritmos e estilos, como xaxado, xote, quadrilha, baião, samba-de-coco, forró, frevo e maracatu.

      O Nordeste brasileiro é o berço de escritores, músicos, jogadores de futebol e humoristas. Os escritores mais famosos são: Castro Alves, Graciliano Ramos, José de Alencar, Gonçalves Dias, Aluízio de Azevedo, Jorge Amado, Manuel Bandeira, Graça Aranha, Aurélio Buarque de Holanda, Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto, Nelson Rodrigues, Augusto dos Anjos, Ariano Suassuna, Raquel de Queiroz, Gilberto Freyre, Patativa do Assaré, Bráulio Bessa e Itamar Vieira Júnior. Os músicos que se destacam são: Luiz Gonzaga, Sivuca, Raul Seixas, Caetano Veloso, Maria Betânia, Gal Costa, Alceu Valença, Elba Ramalho, Dominguinhos, Simone, Tom Zé, Falcão, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Chico César, Alcione, Nando Cordel, Fagner, Geraldo Azevedo, Gilberto Gil, Djavan, Zeca Baleiro, Lenine, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Pitty, Jackson do Pandeiro, Leo Santana, Vitor Fernandes, Toca do Vale, Xand Avião, Nattan, João Gomes, Zezo, Socorro Lira, Matuê, Jonas Esticado, Elomar, Vicente Nery e Seu Pereira. Humoristas nordestinos famosos são: Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido por Chico Anysio (Maranguape, CE, 12 de abril de 1931 – Rio de Janeiro, RJ, 23 de março de 2012); Antônio Renato Aragão (Sobral, Ceará, 13 de janeiro de 1935), e Antônio José Rodrigues, conhecido por Tom Cavalcante (Fortaleza, Ceará, 8 de março de 1962). E os principais desportistas são: Zagalo, Júnior, Rivaldo, Bebeto, Manga, Givanildo Oliveira, Zózimo, Ademir de Menezes, Mirandinha, Juninho Pernambucano, Daniel Alves, Marta, Maguila, Popó, r

Robson Conceição, Isaquias Queiroz, Hulk, Aldair, Júnior Baiano, Luis Pereira, Edilson, Vampeta, Bobô, Hernanes, Josué, Firmino, Dida, Dudu Cearense, França, Marcelinho Paraíba, Matheus Cunha, Santos, Jardel, Dante, Everton Cebolinha e Ricardo Rocha.

      O Nordeste também é o berço de 10 presidentes, que são: Manoel Deodoro da Fonseca (Alagoas da Lagoa do Sul, AL, 5 de agosto de 1827 – Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892); Floriano Vieira Peixoto ( Maceió, AL, 30 de abril de 1839 – 29 de junho de 1895, Barra Mansa, RJ); Epitácio Lindolpho da Silva Pessoa (Umbuzeiro, PB, 23 de maio de 1865 – 13 de fevereiro de 1942, Petrópolis, RJ); Augusto Tasso Fragoso ( São Luiz, MA, 28 de agosto de 1869 – 20 de setembro de 1945, Rio de Janeiro, RJ); José Linhares (Guaramiranga, CE, 28 de janeiro de 1886 – 26 de janeiro de 1957, Caxambu, MG); João Fernandes Campos Café Filho (Natal, RN, 03 de fevereiro de 1899 – 20 de fevereiro de 1970, Rio de Janeiro, RJ); Humberto de Alencar Castello Branco ( Fortaleza, CE, 20 de setembro de 1897 – 18 de julho de 1967, Fortaleza, CE); Aurélio de Lyra Tavares (João Pessoa, PB, 07 de novembro de 1905 – 18 de novembro de 1908, Rio de Janeiro, RJ); José Sarney de Araújo Costa, nascido José Ribamar Ferreira de Araújo Costa (Pinheiro, MA, 24 de abril de 1930) ; e Luiz Inácio Lula da Silva, nascido Luiz Inácio da Silva, mais conhecido por Lula (Garanhuns, PE, 27 de outubro de 1945), de origem simples, ex- metalúrgico e ex-sindicalista, é o 39º presidente do Brasil, e também o 35º a ocupar a presidência entre 2003 e 2011. 

 

 

Goiânia, Goiás, 17-12-2024

 

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos