Mariana Godinho da um show de oratória no Lemonade BH02.

Mariana Godinho da um show de oratória no Lemonade BH02.

Você sabia que o medo de falar em público supera o medo da morte e todos os outros medos da humanidade¿ 41% das pessoas levam consigo essa insegurança. Mas calma. Se você não nasceu sabendo ou não se sente abençoado com o dom da oratória, a Mariana Godinho, consultora em comunicação, ensinou hoje para os Lemonaders algumas técnicas comunicacionais que podem resolver esses problemas. Dominar o conteúdo, ligar o f... para “o que os outros vão pensar” e praticar.
Quando subimos ao palco para falar com o público devemos admitir e assumir um papel, representando uma figura que transmita segurança e credibilidade. Atuar significa sair do estado confortável de ser quem somos em conversas informais. Há que se observar a postura corporal, oralidade, entonação da voz, além da expressão facial. Enfatizar o que tem mais importância também ajuda a manter a atenção na fala.
E é bom lembrar: a comunicação verbal representa apenas 7% do conteúdo que nós transmitimos ao público. Os outros 93% vêm dos canais visual e sinestésico, ou seja, o que o outro sente e vê. Por isso, meu povo, um bom pitch está longe de ser um grande bloco decorado. É preciso treinamento, consciência corporal e espacial e boa dicção.
Dica especial da Mariana: comece o pitch contextualizando o público com assuntos com os quais ele tenha familiaridade. Se o discurso é muito técnico e de difícil compreensão, há grandes riscos de a atenção se dispersar ainda no começo da apresentação.

‪#‎goLemonade‬

Créditos: Thaisa Spósito e Virgínia Pitzer

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Aluir Dias

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos