Mau atendimento ainda é o maior responsável pelo fracasso de empresas
Em minhas aulas, constantemente tenho estimulado discussões com os alunos a respeito de lojas da cidade que pecam no atendimento ao cliente. E o efeito disso são quedas nas vendas e no faturamento.
O atendimento ao cliente é um dos maiores diferenciais de uma empresa Se feito de forma adequada, se transforma no grande responsável pelos bons resultados.
Mas, certamente você se lembra de algum caso recente em que não recebeu o atendimento que gostaria. Acredite, você não é o único.
Uma vez que produtos e preços estão cada vez mais semelhantes, atender bem pode ser a diferença para manter um cliente fiel à sua marca. Sem clientes o seu negócio não existe. E quem determina a qualidade do atendimento é o seu cliente e não você.
O atendimento ao cliente vem antes do início da venda e termina depois dela, com o pós-venda. Um cliente arrependido pela compra de um produto ou serviço que não atendeu sua expectativa por algum motivo, deve ter seu problema resolvido rapidamente pelo setor de pós-venda.
O problema, é que nem todas as empresas fazem um bom trabalho para reter os clientes. Pesquisas recentes apontam que, de cada dez clientes, oito não se satisfazem com o atendimento recebido. Seja no telefone, e-mail ou qualquer outra forma de contato, as empresas precisam entender e atender os clientes da maneira mais eficaz possível.
A falta de treinamento e as constantes trocas de funcionários são os fatores que mais justificam o péssimo atendimento. E se sua empresa não investe no relacionamento com os clientes, eles se vão e o resultado é a queda nas vendas e no faturamento mensal.
Você recomendaria o atendimento de sua empresa como exemplo para as demais? Pense com cuidado.
Vorlei Guimarães é professor universitário.