MEDITAÇÃO CORPORATIVA
Por que praticar meditação faz bem aos negócios?
Porque é preciso se proteger dos erros emocionais.
A meditação oferece um centro, uma capacidade de olhar para as coisas sem o desvio emocional, sem o ego.
A meditação proporciona claridade mental.
Diariamente os profissionais são submetidos a uma enorme quantidade de estímulos, que mais geram caos e estresse, ao invés de inteligência.
Trocar a mesa de trabalho por alguns minutos de meditação, em alguns períodos do dia, adiciona criatividade ao processo mental.
A pratica da meditação proporciona calma quando os acontecimentos estão frenéticos.
No vasto oceano de dados que chegam a todo o momento em nossas mentes, é preciso reconhecer quais são aqueles que realmente importam. A meditação proporciona essa visão.
O exercício da meditação diária nos coloca num estado mental menos suscetível a mergulhar em padrões de pensamento custosos e contraproducentes.
O erro mais comum cometido pelos profissionais é a pratica do “viés de confirmação”. É a tendência que as pessoas têm de buscar informações que confirmam suas pressuposições, enquanto se mostram cegas àqueles dados que caminham na direção contrária.
O “viés de confirmação” é fruto do ego. Do desejo dos profissionais de provarem que estão certos uma vez que abraçam publicamente uma posição. As pessoas se tornam identificadas com suas ideias e suposições e demoram em abandona-las, mesmo quando fica claro que estavam erradas.
A meditação permite a você aceitar a realidade como ela de fato é. Isso, por si, já reduz o sofrimento de reconhecer que você pode estar errado.
A meditação remove todos os filtros de seus pensamentos, de modo que possa ver a realidade com maior transparência.
O excesso de confiança, que a competitividade do mundo corporativo exige dos profissionais, conduz o individuo a desenvolver apego a seus dogmas, aumentando o risco nas decisões. A meditação demove essa ilusão e constrói atalhos para acessar a realidade.
Quem medita desenvolve uma capacidade de visão distanciada dos acontecimentos.
Você passa a ser testemunha de seu próprio comportamento. Isso lhe assegura um estado mental de maior serenidade para tomar decisões. Sem a danosa interferência fleumática das emoções.
Meditar é o não pensar.
Meditar é o esvaziar da mente.
Meditar é a não mente.
Meditar é acessar a vacuidade do absoluto, onde reside toda a consciência do universo.
UX Researcher | Co-founder Experiência Observe
8 aGostei Milton. Parabéns pelo texto! Bjs