MEI diarista X Empregado CLT: quais as vantagens e desvantagens?
É comum que profissionais de limpeza fiquem em dúvida sobre qual é a melhor forma de se profissionalizar. Afinal, além de não saberem se podem atuar como MEI – o que abriria uma nova possibilidade, além do regime CLT –, as vantagens e desvantagens de cada categoria nem sempre são muito explícitas.
Para não restarem mais dúvidas, preparei um bê-á-bá sobre o assunto, informando tudo o que você precisa saber sobre MEI diarista X Empregado CLT.
Empregado doméstico pode ser MEI?
Não, o empregado doméstico que trabalha de forma contínua, em um mesmo lugar, não pode trabalhar como Microempreendedor Individual.
De acordo com a Lei Complementar 150, profissionais da limpeza que trabalham mais de dois dias na semana em um mesmo local precisam ser contratados pelo regime CLT. A decisão foi imposta pela Justiça em 2015, mas também não significa que profissionais que trabalham de forma independente e esporádica não possam se formalizar.
Para quem trabalha como faxineiro de forma autônoma, existe a CNAE 9700-5/00, que permite a regulamentação de diaristas como MEI. Dessa maneira, mesmo não trabalhando para uma única família sob o regime CLT, o profissional consegue se regularizar e garantir uma série de direitos.
Vale ressaltar que mesmo trabalhando como empregado doméstico, a pessoa também pode trabalhar como diarista via MEI. Nessas situações, ela mantém seu trabalho de carteira assinada (pessoa física) nos horários firmados com o contratante, e, fora da agenda estipulada, oferece seus serviços diários e esporádicos (pessoa jurídica) por meio do seu CNPJ.
Prós e contras de ser empregado doméstico CLT
O profissional que opta pelo regime CLT, tem uma série de vantagens enquanto empregado doméstico:
Recomendados pelo LinkedIn
Em contrapartida, existem alguns pontos que devem ser considerados:
Vantagens e desvantagens de ser MEI diarista
Já o profissional que opta em ser sua própria empresa e trabalhar como Microempreendedor Individual, lida com outros tipos de vantagens:
Por outro lado, ser Diarista (MEI) também implica em algumas desvantagens:
Lembre-se que, independente da categoria escolhida, o importante é que o profissional esteja sempre regulamentado, cumprindo com os deveres e direitos do trabalho estipulado em questão.
MEiShop Meu Negócio na sua rotina
Otimize funções do seu dia a dia com o MEiShop Meu Negócio! É prático, fácil de usar e 100% gratuito. Além disso, você concentra todas as informações do seu CNPJ em um só lugar e sobra mais tempo para se dedicar a outras atividades do seu empreendimento. Clique aqui para conhecer.