Mentoria- uma profissão de respeito.
Você sabia que a Profissão Mentor iniciou-se há 28 séculos, com particularidades diferentes dos tempos atuais? A profissão de sofista foi criada por Protágoras na Grécia antiga e no império Romano. Os Sofistas eram tidos como professores - ensinavam arete, termo grego que significa "excelência" ou "virtude", aplicado a áreas da música, política, matemática e atletismo.
O termo "sofista" foi originalmente utilizado por Homero, para descrever alguém habilidoso em determinada atividade, sendo o foco dos ensinamentos prático, direcionado as estratégias de argumentação e oratória, a fim de que os estudantes atingissem maior nível de performance.
Nos tempos atuais, os profissionais criam ofertas de Mentoria, de acordo com as suas experiências e talentos. Isso quer dizer que, costumeiramente fazem a formação de Mentoria e estudam com profundidade, assuntos relacionados à área de atuação, a fim de contribuir com o aprendizado dos seus clientes.
Um bom Mentor conta com a sua bagagem de vida e de carreira. Tem consciência da missão de ajudar as empresas e pessoas a transformar o modo de pensar e de agir, criando estratégias mais inteligentes. Tem consciência da sua condição de aprendiz da vida e entende que o ser humano não se expressa apenas pela racionalidade, mas principalmente, pela via das emoções e da sua capacidade intuitiva.
A arte de mentorar pessoas compreende as atividades de: apoiar, esclarecer processos, ensinar, guiar, dialogar e compartilhar experiências relevantes. A base da construção do relacionamento entre Mentor e mentorado é a confiabilidade. E, esta se constrói na linha do tempo, por meio de um período de convivência permeado pelo respeito e transparência. Um bom mentor não sabe tudo, mas busca incessantemente a lucidez ao apoiar o seu cliente com seus anseios atuais e futuros. E, como isso não se faz como um passe de mágica, é preciso ressignificar as experiências para levar o cliente à aprender a aprender!
Se você deseja entender melhor sobre a Mentoria de Líderes e de carreira, terei maior prazer em conversar. São muitas as possibilidades.”
Cristina Consalter
Curtir
Comentar
Compartilhar