Mercado Imobiliário 4.0: O que você deve saber para entender as mudanças e principais tendências
Acredite: ainda tem organizações com resistência ao novo, estagnadas e sem propósito. Imobiliárias com comportamentos e processos que, claramente, a impedem de avançar. Alguns profissionais dentro dessas imobiliárias, às vezes, até geram resultados, mas sem recorrência ou escalabilidade. O mais comum são corretores que aplicam sua própria metodologia, mas logo percebem que os resultados não avançam.
Resistir às constantes mudanças do mercado imobiliário, em breve, será o motivo de muitas empresas falirem. É imprescindível que as empresas caminhem lado a lado com a modernidade, atualizando suas ferramentas de trabalho, implementando processos, tendo uma gestão eficiente, utilizando as estratégias corretas, e descobrindo o seu propósito. O mercado evoluiu, não dá mais para ficar ‘parado’ no tempo.
Durante algum tempo, manter o foco no produto foi o que funcionou para quem trabalhava com vendas. No Mercado 1.0, a "era dos produtos", os consumidores não tinham acesso a tantas informações e dependiam completamente dos vendedores. Esses, por sua vez, vendiam o que tinham e faziam de tudo para "empurrar" o produto para o cliente, afinal, só pensavam nas comissões e no dinheiro da venda.
Mas essa época mudou. Com o advento da internet, as pessoas não aceitam tudo que é "empurrado" a elas. Antes de chegar a um vendedor, primeiro, elas pesquisam na internet, comparam preços com alguns cliques e só depois de entender que aquele produto acaba com o problema delas, decidem comprar. Esse é o Mercado 4.0, Era em que o cliente é o foco e não mais o produto.
Eu já até sei o que você vai me dizer: "A minha empresa não foca no produto. Mas eu preciso vender, não é, Guilherme?". Se esse é o seu caso, então, talvez você esteja no mercado 2.0, onde há preocupação com o que o consumidor pensa. Você entende que o certo é colocar pessoas influentes nas propagandas para que o cliente se identifique e acabe consumindo o seu produto.
Você até pode me dizer que a sua empresa está mais moderna e que entrega um valor ao consumidor, que o seu produto está associado a um estilo de vida, mas eu afirmo: esse mercado ainda é 3.0. O mercado já evoluiu porque o cliente busca mais que valor, ele busca SOLUÇÃO.
É importante reconhecer a evolução da nossa história e os avanços do setor imobiliário demonstram que estamos em constante desenvolvimento, mas se você quer a sua empresa cresça nas vendas, você não pode ficar em nenhum desses.
A Metodologia Quebre as Regras foge do óbvio. Dentro do conceito de Mercado 4.0, entendemos a necessidade do cliente e oferecemos uma opção assertiva aos anseios dele. Utiliza dados para orientar sua tomada de decisões e para personalizar e individualizar o atendimento aos seus clientes. Já não é necessário apenas conhecer o produto detalhadamente, ou oferecer centenas de opções, você precisa surpreendê-lo em toda a sua jornada de compra.
O Mercado 4.0 tem a ver com PROPÓSITO, com o valor percebido da empresa ser mais importante do que o preço. O propósito deve ser mais importante que o seu produto. Aqui nasce a possibilidade de ser único no mercado, porque diferente dos outros, em que você queria atingir todo mundo só para lucrar, aqui você quer atingir o público que se conecta com a sua essência para mudar o mundo e não só vender.
A Metodologia QR faz você enxergar que o seu negócio trata-se de PESSOAS e não de imóveis. No mercado 4.0 eu defendo que imobiliárias entregam soluções e só assim você vai conseguir sobreviver em um cenário tão competitivo.
Como eu disse, o Mercado está em constante evolução. E, por isso, acredito que já estamos caminhando para o Mercado 5.0. Previsões concretas, não temos, mas de uma coisa eu sei: assim como o foco em pessoas ficou cada vez mais preciso em todos esses anos, mesmo que inconsciente, isso só tende a crescer e ficar cada vez mais aguçado. Até porque, antes de ser empresário, todos somos consumidores. Antes de existir produtos, todos já éramos pessoas e isso tende a voltar à origem.
As empresas precisam entender que não é mais a compra por necessidade como no 1.0. Não são os clientes que precisam dos produtos e das empresas, são as empresas que precisam dos clientes e a diferença é que, hoje, os clientes sabem disso, mas algumas empresas parecem que não.
Eu ainda posso garantir que a escolha do cliente está mais criteriosa, detalhista e exigente. Percebendo isso, criamos o Selo QR, que será sinônimo de qualidade para as empresas que o possuírem.
O Selo QR é parte do projeto Conexão QR: uma união de empresas conectadas pelo Mercado 4.0, imobiliárias com o propósito de mudar a maneira de se vender, comprar e alugar imóveis no Brasil. A campanha vai possibilitar ao cliente da imobiliária questionar processos, qualidade, metodologia, padrão, estratégia, agilidade e foco na solução, não na venda.
Esse é o futuro. As empresas que não fizerem parte da Conexão e não tiverem o Selo QR perderão espaço. O Mercado já não comporta empresas 1.0, que não trabalham com processos. Se o foco está cada vez mais em pessoas, cada vez mais vamos empoderar a sua decisão.
Para saber mais sobre a Conexão QR, acesse: http://bit.ly/conexaoQR
Diretora de vendas na Expertise Imóveis | Especialista em Real Estate
5 aEstamos em constante evolução, tanto pessoal como profissional, quem não se atualiza é engolido pelo mercado.