Mercado impede que se pare no tempo

Mercado impede que se pare no tempo

O mercado empurra a qualidade para cima. Para o consumidor, a variedade da livre-concorrência é fundamental para a melhoria e redução do custo dos serviços.

Na última década, chegamos a acreditar que tínhamos uma nova classe média. A entrada de novos produtos no mercado brasileiro ajudou a moldar novos gostos e percepções sobre o que consumimos. Naturalmente, isso empurrou a qualidade para cima, expandindo os referenciais do brasileiro médio, criando novos referenciais em sua mente, tanto para produtos quanto para serviços.

As pessoas aprenderam a escolher melhor, mesmo sem dinheiro. E rapidamente as mudanças foram assimiladas pelos vendedores.

O mercado é implacável com quem pára no tempo

Há pouco tempo, por intermédio de um terceiro, fui conferir um projeto de internet cujos clientes estavam desconfiados da qualidade do produto final. Ao vê-lo, me lembrei dos sites que entregávamos lá em 2007. Nessa época, o flash reinava na terra e os celulares com internet eram uma promessa. E o que rendia grana às operadoras era vender ringtone – uma música estilo “midi” para tocar quando te ligassem… é isso mesmo.

Lá em 2012, quando criei o SIM São Gonçalo como marca de comunicação regional, lembro de ter ficado desconfiado sobre o visual a adotar. Meu referencial de “produtos Classe C” era a Casas Bahia, com visual simplista. Porém, resolvi arriscar e fazer o que chamo de mínimo aceitável, trabalhando melhor as cores e a tipografia. Ainda em 2018, vejo que o projeto funciona, adaptando-se às diversas plataformas que passamos nestes 6 anos.

Em todo meu tempo como profissional, sei que mercado, clientes e ambiente de negócios não estão como antes. Ainda bem. Aliás, dá certo alívio isso. Era desmotivador ver projetos mal implementados porque o cliente insistia em interfaces e signos visuais baseados em gostos pessoais, não no público dos próprios negócios.

Estamos prestando mais atenção em dois índices que nunca mudaram com o passar dos anos: relevância e dinheiro. E como todos queremos isso, fica quase impossível voltar atrás e conceber projetos de pouca estatura. Ainda sim, a qualidade duvidosa de muitos projetos ainda se faz presente, precisando sempre desse choque de realidade que só o mercado pode nos dar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos