Metaverso, IA e novas tecnologias…como está esse cenário no fim de 2024?

Metaverso, IA e novas tecnologias…como está esse cenário no fim de 2024?

[Depois de 10 meses de maternidade, venho eu aqui retomar um assunto que gosto tanto]

Sabe quando você cria expectativas com um filme e ele vira aquele flop na bilheteria? Pois é, 2024 teve sua lista de “blockbusters” tecnológicos que não entregaram. Segundo o TEC Institute em parceria com a MIT Technology Review Brasil, o metaverso e a inteligência artificial foram algumas das tecnologias que mais decepcionaram em 2024. 

➡️ Metaverso:  

O hype virou um grande “e aí?”. Plataformas prometeram mundos incríveis, mas esbarraram na falta de público engajado, altos custos de acesso e, vamos ser sinceros, muita gente ainda não entendeu pra que serve isso na prática. 

➡️ Inteligência Artificial:  

Ah, a IA… Foi a queridinha de 2023 e continua no centro das atenções, mas a realidade bateu: Como é que fica a ética nesse cenário?

⚠️ Precisamos lembrar que essas tecnologias ainda vão passar por muitas transformações ao longo dos próximos meses e anos! Ainda é muito cedo para colocá-las numa caixinha de “fracasso”. 

O que 2024 nos mostra é que as pessoas buscam tecnologias éticas, acessíveis e com propósito. A inovação precisa de mais do que boas ideias – precisa de responsabilidade, adaptação e aceitação social.

🗣 Agora quero saber de você:

Quais tecnologias você acha que vão surpreender nos próximos anos?

Dica: se você ainda não entende o que é o metaverso e inteligência artificial, eu te explico tudo no meu livro Web3.0 - além do futuro do marketing

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Maria Olívia Rampim

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos