Meu chefe brigou comigo.

Meu chefe brigou comigo.

Quase sempre levamos tudo para o pessoal.

Alguém nos faz uma crítica e pronto. Nos desabamos no ódio ou no choro. Ou ainda passamos a ser defensivos ao extremo.

Porquê isto acontece? Porque o ser humano é um icebergue.

O que pensamos e idealizamos jamais será percebido por alguém. O pensamento fica sempre abaixo da linha do oceano.Ninguém lê pensamentos.

Mas o que fazemos, as atitudes que tomamos, o tal do comportamento, é que acaba sendo percebido por todos. Fica a mostra para que todos vejam.

As vezes nos perguntamos : mas eu sou tão bonzinho ou boazinha, cumpro meu deveres e ele(a) não me compreende. Dá para entender?

Qual o problema? Não é que ele(a) não te entenda. Pessoas são difíceis mesmo de serem entendidas, mas os comportamentos não. São muito fáceis de serem observados e decifrados. Ou pior muito mal entendidos ou interpretados. Esta é a face aparente do icebergue que somos.

Isto acontece no dia a dia das empresas, do setor público e das famílias.

O feedback negativo é muito mal encarado. Ficamos de mal. Nada mais pueril. Não conseguimos transformar a crítica em algo construtivo para nós. Fechamos a cara, continuamos com os mesmos comportamentos. Não nos melhoramos. Brigamos com nossos chefes, pares, amigos e familiares e com nós mesmos.

Queremos aplausos apenas.

Como diria o grande frasista Nelson Rodrigues:

"A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem."

Tenho uma história para contar.

Um dia, falei com um Gerente que trabalhava comigo que ele precisava urgentemente ser mais flexível que isto estava prejudicando seu desempenho e imagem na empresa. A resposta foi mais ou menos esta:

- Eu inflexível? De jeito nenhum. Sou o cara mais flexível do mundo ! Não admito.

A resposta já denotava a total inflexibilidade de sua personalidade. Tive de aplicar muita energia e várias vaias edificantes para auxiliá-lo. Era uma pessoa com muito conhecimento técnico, um verdadeiro gênio. Não poderia desperdiçar aquele talento. Mas por ser sabe tudo, era pouco aberto a novas ideias.

Por isso, da próxima vez , que você receber um feedback negativo use isto ao seu favor , a favor do seu desenvolvimento pessoal.

Vamos dizer que você tenha recebido uma crítica. Retire-se emocionalmente da situação. Analise apenas qual foi o comportamento que está sendo criticado. Não o que você pensa ou pensou sobre a situação. Esta é a melhor maneira de sair bem de uma situação que, a primeira vista, não é confortável para ninguém.

É este desconforto que tem que ser a energia vital para mudar o que foi criticado, que é algo palpável e visível . O comportamento, a atitude são a parte aparente do nosso icebergue. Não o que pensamos.

Ajustando a atitude (e não eu seu icebergue como um todo) é que você vai conseguir tirar da frente o problema e se desenvolver. Eu sei que muitos Freudianos ( e outros) vão dizer que sou muito behavorista ao afirmar isso. Mas o problema de nosso desenvolvimento está em entender bem os estímulos que recebemos e as respostas que damos. A resposta é a atitude. No mundo corporativo, este é o jogo.

O complexo EU devemos deixar para o divã.

Muitas vezes (não digo todas) seu chefe,amigos, esposa, marido etc talvez estejam muito mais interessados em você do que você pensa. Mas eles só veem o aparente.

Na maioria das vezes o feedback negativo pode ser a melhor arma de mudança que você tem a sua disposição.

Por isso, em vez de dizer : "meu chefe brigou comigo". Diga: "meu chefe está me ajudando no meu desenvolvimento.". É um bom começo.

É claro que existem casos e casos, chefes e chefes, amigos e amigos, esposas e esposas, maridos e maridos... Mas isto deixo para outro post.

É isso.

Um abraço,

Vitor Bellizia

Tem pessoas que crescem com as criticas, temos que saber ouvir !

Marcos Paulo B.

Coordenador de Vendas Canal Massivo RJ/ES na Claro Brasil

9 a

Muito Bom!

Alexandre Miranda

Taining Specialist - MBA People Management and Education

9 a

Ao ponto!

FÁBIO VINICIUS

A união faz a força de um time. Eu nunca venci nada sozinho! E você?

9 a

Parabens.

Cristiane BARCELOS

Chefe de Divisão de Serviços Gerais na Prefeitura Municipal de Sem Peixe

9 a

Recentemente passei por uma critica construtiva em família, confesso que fiquei chateada,mas foi a melhor coisa que aconteceu. È isso mesmo Vitor Bellizia.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos