Meu Terceiro Hackathon

Meu Terceiro Hackathon

Neste artigo, vou compartilhar minha experiência e as lições que aprendi participando do meu terceiro Hackathon, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro e apoiado pela empresa Fundação Parque Tecnológico Itaipu. #AHKRio #FPTI.

Assim como os demais, foi operado pelo O Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel, que assumiu toda a América Latina a gestão da #Shawee. Antecipadamente deixo meus parabéns aos envolvidos. Como sempre, organização impecável!

Para quem está chegando agora e não faz ideia o que seja um Hackathon, eu explico:

Eventos que envolvem tecnologia,
inovação e muita criatividade!

Funciona assim: É lançado um desafio de acordo com algum objetivo mercadológico envolvido. Então, os participantes se reúnem em grupos para propor uma solução.

Naturalmente que, por se tratar de uma competição, existem prêmios envolvidos para os primeiros lugares. Não serei hipócrita de dizer que não é um incentivo, mas arrisco dizer que quem já foi picado pelo bichinho do #Hackathon gosta de participar pelo desafio. Se desafiar a encontrar uma solução, junto com pessoas que você muitas vezes nunca tinha ouvido falar, é realmente o grande motivador.

Como diz o título, esse é o meu terceiro. Nesses outros artigos eu conto um pouco sobre minhas experiências passadas nos dois primeiros: CCR 2021 - IFood 2022

De longe, o iHack 2Green foi o mais difícil até hoje!

E, não por acaso, o melhor de todos!
        

Time 11 -“Sozinho vou mais rápido, juntos vamos mais longe”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Segundo a Escola Conquer:

O primeiro ponto importante em uma equipe de alto desempenho: ser formada por bons profissionais que trabalham em sinergia.

Arrisco a dizer que foi exatamente o que formamos de maneira orgânica nas 53 horas:

Uma equipe de alto desempenho!

Foi um final de semana absolutamente intenso. Habilidades complementares ao extremo e todos, sem exceção estivemos comprometidos do início ao fim. Uns com os outros e, naturalmente com o nosso desafio. Cada um fera demais no que se propunha a fazer.

Se você estiver lendo isso, recomendo fortemente que dê um pulo no LinkedIn da turma.

Em ordem alfabética:

  1. Gustavo Leal
  2. João Pedro Bessa
  3. Karen Crivellani
  4. Paul Pessoa

Bom, o meu...você já está nele! ☺️


Desafio: #h2vmodelodenegócios


Premissa: O Brasil tem potencial para se tornar um dos maiores produtores e 

exportadores de Hidrogênio Verde (H2). 
        

O objetivo era fomentar ideias para o desenvolvimento de soluções inovadoras na produção, logística e aplicação que contribuam com a expansão da utilização do H2. Eram três trilhas possíveis para escolha e optamos por trabalhar modelo de negócios:

Como inovar em modelos de negócios dentro da cadeia de hidrogênio?  
(Produção > Logística > Aplicação)

O desespero começou aí: até me inscrever nessa Hacka eu nunca tinha ouvido falar sobre! Muito menos tinha ideia do seu potencial não só para o Brasil, como para o mundo.

A primeira delícia vem justamente daí. O sentimento de superação. De conseguir sair do outro lado. E o reforço do óbvio: ninguém faz NADA sozinho!


Pivotar é preciso!


Pivotar é dar um giro completo, não apenas ajuste de rota!
        

Nosso prazo era curto, curtíssimo. Tínhamos de 19h de sexta-feira até meia noite do domingo para entregar uma idea construída, uma hipótese de modelo de negócio.

Todo Hackathon possui mentorias que são fundamentais para o Time ir validando sua ideia ao longo dessa jornada. Conselho: não se apeguem ou se apaixonem pela ideia logo de cara.

As mentorias foram muito valiosas e eu diria que essenciais para que pudéssemos encontrar furos. Resultado: 22:30 da noite de sábado, pivotamos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Isso exigiu três coisas:

  • Coragem
  • Maturidade
  • Planejamento

Entregamos ontem, domingo, faltando 7 minutos para terminar o prazo. A sensação?

Dever cumprido!

Volto aqui semana que vem para contar o resultado. Farei outro post na próxima semana mostrando nossa solução. Hoje ainda não posso, pelo regulamento.

Até mais!

#hackathon #h2 #greenhydrogen #esg

Luna P.

Especialista em Estratégia (Globo) | Pesquisadora de IA (COPPEAD UFRJ)

2 a

Eduardo Bortoleto Davi Gabriel Lopes Gabriel Caus Obrigada pelas mentorias tão valiosas! Não teríamos conseguido sem vocês.

Luna P.

Especialista em Estratégia (Globo) | Pesquisadora de IA (COPPEAD UFRJ)

2 a

Gustavo Leal Karen Crivellani João Pedro Bessa Paul Pessoa, vocês foram INCRÍVEIS!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos