Meus 7 Livros de 2016
Neste meu terceiro ano morando em São Paulo/SP, consegui criar uma boa rotina para ler mais Livros.
Moro na Barra Funda (A) e trabalho na Vila Olímpia (B), próximo as respectivas estações de Trem/Metrô. Levo em torno de 45 minutos de ponta a ponta. Pela manhã, por ser uma rota com baixo fluxo de usuários, consigo ir sentado e confortavelmente, fazer minhas leituras diárias.
Fruto desta rotina, consegui ler estes 7 bons livros em 2016:
Com base na minha avaliação (1–5), utilizando critérios de Relevância (pessoal), Originalidade (forma como os assuntos foram abordados) e Impacto (aprendizado), segue Ranking dos Melhores Livros que Li em 2016:
Criatividade S.A.
Sempre gostei muito de filmes e animações. Mas esse livro não foi o melhor de 2016, só por isto.
Sensacional a narrativa sobre Sonho, Empreendedorismo, Princípios, Paixão e Inovação, escrito pelo cofundador e presidente da PIXAR e DISNEY ANIMATION, Ed Catmull.
Fantástico descobrir mais sobre Steve Jobs, que comprou a PIXAR na década de 80, quando era do George Lucas, depois de terem realizadas os efeitos especiais dos filmes Star Wars, e ver anos depois vender habilmente para a Disney.
Bacana conhecer alguns princípios e regras de ouro da PIXAR, como “buscar excelência nos roteiros” e ter um “Banco de Cérebros” para ajudar resolver os processos criativos, como desabafado pelo autor:
[…] você precisa iniciar com uma verdade básica: as pessoas que assumem projetos criativos complicados ficam perdidos em algum ponto do processo.
E por fim, virar mais fã dessa empresa, dos seus filmes e reconhecer a genialidade de profissionais como John Lasseter, Pete Docter e Andrew Stanton.
Storytelling: Histórias que deixam marcas
Escrito pelo premiado publicitário brasileiro Adilson Xavier, fala sobre a relevância do Storytelling nos tempos atuais.
O livro trás várias referências práticas e vídeos, da arte de contar histórias.
Criei um Playlist no Youtube, com todos os vídeos mencionados no livro: Playlist
De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício.
Fantástico livro de Peter Thiel, fundador do PayPal e investidor de empresas como Google e Facebook, que surgiu dos registros de um aluno das suas aulas de empreendedorismo, na Stanford University.
Ele compartilha francamente sua visão sobre inovação e valuation das Startups, analisando a capacidade de geração de fluxo de caixa futuro e monopólio:
O progresso vem do monopólio, não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio — e qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio.
Amazon: A loja de tudo.
Um livro muito honesto, que evita a falácia da narrativa, com a história do Amazon e do seu fundado Jeff Bezos, um incansável empreendedor por novos mercados e convicções de longo prazo.
Excelente as várias situações de erros, acertos, fracassos e sucessos.
Bacana perceber que o Amazon era a maior loja de música dos EUA, e quando lançado o iPod da Apple, o retumbante descrédito. 1 Ano depois, iTunes era a maior loja de Músicas dos EUA.
Quando Jeff Bezos percebeu o futuro do mercado para Computação na Nuvem, ele disse: “Não vamos cometer o erro de Steve Jobs, que criou um produto fantástico (iPhone) com excelentes margens de lucro. Ele simplesmente atraiu toda atenção de todos os grandes fabricantes mundiais, para concorrer com ele. Faremos diferente, vamos ofertar serviço de computação na nuvem, com baixíssimas margens de lucro. Vamos olhar a Longo Prazo e conquistar o máximo do mercado”. A Google, a IBM e a Microsoft demoraram anos a perceber e tardiamente reconhecerem, que a Amazon tinha estrategicamente identificado e dominado um mercado bilionário.
O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios.
O livro traz uma excelente bagagem prática e da neurociência, para mostrar como os hábitos funcionam. Cerca de 40% das nossas atividades diárias são hábitos.
Com base nesse looping do hábito, a rede TARGET, consegui descobrir padrões comportamentais com auxílio de Big Data, e conseguiu prever com um alto índice de acertos, quando as mulheres americanas estão grávidas logo nas primeiras semanas de gravidez.
A Experiência Zappos
Interessante conhecer a história da Zappos uma empresa extremamente fora de série (Outlier), com um nível fantástico de clientes e funcionários fiéis aos valores e atendimento desta empresa, que foi comprada pela Amazon, por mais de U$ 1 bilhão.
O lado difícil das situações difíceis
Como construir um negócio quando não existem respostas prontas. O livro de Ben Horowitz, Co-Fundador da empresa Opsware, sua companhia de software, que vendeu para HP por US$ 1,6 bilhão.
Porém esse resultado, que é enaltecido, sempre o incomodou ao orientar empresas que investiu, como Airbnb, Facebook, Pinterest e Twitter. Por isto motivou a escrever este livro para desabafar, falar dos tempos de Paz e tempos de Gerra, como:
Os livros nunca são sobre o lado duro de montar um negócio. O problema não é bolar um plano audacioso. O problema é ter de demitir pessoal quando você não cumpriu as metas. O problema não é recrutar talentos. É quando o talento infla o próprio ego e faz exigências absurdas.
Espero que o conteúdo tenha sido útil e que tenham oportunidade de ler estes livros.
Sr. Solution Sales Executive - Azure at Microsoft | MBA in Digital Business
7 aMatheus Bussinger
Excelentes indicações Henrique! Obrigada