Mindset
Tenho procurando compreender como as pessoas lidam com fracassos, e como elas lidam com problemas difíceis. O que motiva algumas pessoas a prosseguir no seu auto desenvolvimento e porque outras desistem.
Alfred Binet, inventor do teste de quociente de inteligência, em sua obra "Ideias modernas sobre as crianças", resume o trabalho que realizou com centenas de crianças que tinham dificuldades de aprendizado:
Alguns filósofos modernos [...] afirmam que a inteligência de um indivíduo é uma quantidade fixa, uma quantidade que não pode ser aumentada. Devemos reagir e protestar contra esse pessimismo brutal. [...]. Com a pratica, o treinamento e, acima de tudo, o método, somos capazes de aperfeiçoar nossa atenção, nossa memória e nossa capacidade de julgamento, tornando-nos literalmente mais inteligentes do que éramos antes.
Os cientistas estão percebendo que as pessoas têm maior capacidade do que se havia imaginado para aprender e desenvolver o cérebro durante toda a vida. É claro que cada um possui uma dotação genética específica. As pessoas podem ter diferentes temperamentos e aptidões no início de suas vidas, mas evidentemente a experiência, o treinamento e o esforço pessoal conduzem-nas no restante do percurso.
MAS O QUE É MINDSET!!!!!
Num mundo, o esforço é algo ruim. Assim como o fracasso, ele indica que você não é inteligente nem talentoso. Se fosse, não precisaria fazer esforço. No outro mundo, o esforço é o que torna você inteligente ou talentoso.
Você tem escolha. Os Mindsets nada mais são do que crenças. São crenças poderosas, mas são apenas algo que está em sua mente, e você pode mudar sua mente. Enquanto lê, pense aonde gostaria de ir e que mindset pode leva-lo até lá.
TEMOS DOIS TIPOS DE MINDSETS
Acreditar que suas qualidades são imutáveis - o mindset fixo - cria a necessidade constante de provar a si mesmo seu valor. Se você possui apenas uma quantidade limitada de inteligência, determinada personalidade e certo caráter moral, nesse caso, terá de provar a si mesmo que essas doses são saudáveis.
Há outro mindset no qual essas características não são simplesmente como cartas no baralho que você recebe e com as quais tem de viver, sempre tentando convencer a si mesmo e aos demais que tem um Royal flush nas mãos, quando no íntimo teme ter somente um par de dez. Nesse outro mindset, as cartas recebidas constituem apenas o ponto de partida do desenvolvimento. Esse mindset de crescimento se baseia na crença de que você é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços. Embora as pessoas possam diferir umas das outras de muitas maneiras - em seus talentos e aptidões iniciais, interesses ou temperamentos -, cada um de nós é capaz de se modificar e desenvolver por meio do esforço e da experiência.
EQUÍVOCOS DO MINDSET DE CRESCIMENTO
Um mindset de crescimento tem a ver com pessoas que acreditam que podem desenvolver suas habilidades. Simples assim. Pode ter suas muitas repercussões, mas essa é sua essência. No entanto, muitas pessoas projetam nele um significado diferente.
Equívoco 1 - muitas pessoas pegam no que gostam em si mesmas e chamam isso de mindset de crescimento.
Equívoco 2 - muitos acreditam que um mindset de crescimento se refere apenas ao esforço, especialmente ao elogio pelo esforço.
CONSERVAÇÃO DA MUDANÇA
Seja qual for o motivo pelo qual as pessoas mudam de mindset - avançar na profissão, recuperar-se de uma perda, ajudar os filhos a progredir, perder peso ou controlar a raiva -, é preciso conservar a mudança. É espantoso: logo que um problema melhora, as pessoas frequentemente param de fazer aquilo que operou a melhora. Quando você se sente melhor, para de tomar o remédio. Temos que continuar cultivando a mudança para que ela se torne em um novo hábito, caso contrário, a mudança não será conservada.
OK, MAS ENTÃO, O QUE DEVO FAZER?
Cada um de nós tem uma jornada a tomar.
- Começa com a aceitação de que todos temos dois mindsets.
- Em seguida aprendemos a reconhecer quais são os gatilhos do nosso mindset fixo. Fracassos? Críticas? Prazos? Desentendimentos?
- E vamos entender o que nos acontece quando nossa persona com mindset fixo é desencadeada. Quem é essa persona? Qual é o seu nome? O que ela nos faz pensar, sentir e fazer? Como afeta aquelas que estão ao nosso redor?
- Podemos aprender gradualmente a permanecer num mindset de crescimento apesar dos gatilhos, educando nossa persona e convidando-a a se juntar a nós em nossa jornada para o mindset de crescimento.
- Idealmente, aprendemos cada vez mais sobre como também ajudar os outros em sua jornada.
Ficou curioso para saber qual é o teu mindset atual? Há vários testes disponíveis na internet, segue o link de um deles:
Leandro Pleszezak