Minha startup precisa de um contador?
Este artigo é parte de uma série voltada a fundadores e as implicações contábeis a considerar no início de qualquer empreendimento, que começou com a descrição da Anatomia de uma Startup. Neste post, começo o debate sobre o valor de um contador para um novo negócio.
Para obter resultados com a sua Startup, é necessário apresentar algo que vá além de um projeto inovador. Existem desafios substancialmente diferentes dos presentes em empresas tradicionais – incluindo aspectos que muitas vezes são considerados “chatos”, complexos ou caros demais.
Isso mesmo: uma contabilidade eficiente é um dos instrumentos que o ajudará a criar um projeto sustentável e de sucesso.
Todo o processo de “nascimento” de uma Startup faz diferença – desde a sua abertura até o funcionamento. Como essas empresas fogem do modelo dito “tradicional”, ou seja, podem crescer bem mais rápido que uma empresa convencional.
Porém, startups continuam sendo empresas, que têm necessidades de regularização tributária – e como qualquer negócio tradicional, também precisam de contadores.
Antes que essa empresa passe por um crescimento acelerado e fature milhões, precisa conhecer e aplicar técnicas eficientes de gestão. Esse tipo de conhecimento contribuirá para um crescimento consistente e estruturado.
Empreendedores tipicamente acham que a contabilidade é apenas uma “ajuda” e que não é necessária em todos os casos. O que muitos não consideram, no entanto, é que um profissional contábil pode dar um respaldo muito importante a uma Startup.
A verdade é que muitos empreendedores não entendem – e muito menos utilizam – os recursos que a contabilidade disponibiliza como aliados para o crescimento de seus negócios.
Gostaria de saber sobre a sua experiência! Qual é/foi a sua experiência em relação a contabilidade quando você iniciou seu negócio?