Minha transição de carreira.
Em 2016 eu estava completamente perdida. Trabalhava há muitos anos no mercado de eventos, mas estava cansada e desmotivada com o meu trabalho.
Tudo o que eu sabia, naquela época, era que eu estava frustrada, que era uma excelente profissional e que eu não fazia a menor ideia do que eu gostaria de fazer, por onde começar e pra onde ir. Era bem angustiante!
Me lembro de tentar descrever como me sentia da seguinte maneira: era como se eu estivesse num barco, com dois remos nas mãos e muita força para remar. Porém, era noite e eu estava num breu absoluto. O que fazer numa situação dessas?
Sabia que esperar a noite passar e o dia clarear poderia ser arriscado e talvez ainda mais desmotivador. Então, comecei a remar, mesmo que sem uma direção:
* Fiz coach (o que na minha opinião não me ajudou muito).
* Abri minha EUgência de eventos. E foi quando tive que vender meus serviços e precificar meu trabalho. Virei fornecedora num mercado em que eu era compradora e com isso ganhei algumas experiências, e opa! dinheiro. \o/
* Viajei por alguns meses e isso foi ótimo! Afinal, não é todo dia que se pode fazer viagens longas. Mas também sofri muito nessas viagens, pois não eram férias daquelas que o seu trabalho está te esperando com toda a segurança de um contrato CLT.
Eu pensava coisas do tipo: "Todos os meus amigos estão evoluindo em suas carreiras e eu estou aqui, gastando minhas economias em cervejas no 7-Eleven". Hoje parece ridículo pensar que isso me tirava o sono, mas sim, tirou e muito!
* Fiz algumas entrevistas e até me prometeram um emprego maravilhoso, mas que nunca existiu. E também fiquei um mês inteiro em casa, assistindo Grey's Anatomy de pijamas e sem nenhuma culpa.
Esses 10 meses me trouxeram muitos aprendizados!
Até que finalmente, depois de algumas angústias, tentativas, "sessões da tarde" em casa, viagens, etc enfim... voltei para o mercado de trabalho!
Recomendados pelo LinkedIn
Fiz a entrevista para essa vaga durante o Caminho de Santiago, quando eu consegui deixar de lado todas as cobranças de "eu tenho que saber o que eu quero e já".
Era um cargo completamente novo pra mim (Account Manager), mas num mercado já conhecido (Eventos). Topei o desafio!
Depois de um ano e meio e de maneira inesperada, chegou até mim uma baita oportunidade: trabalhar no Linkedin e com o mercado Latam. Um trabalho radicalmente diferente do que eu fazia em 2016.
Uhuuuuu, mudei de carreira! Consegui.
Não foi fácil. Não foi rápido. Mas foi um movimento na minha vida profissional e pessoal que me fez uma pessoa melhor, mais confiante, com mais fé, novos contatos, amizades e que me agregou muito em diversas áreas.
Foi engrandecedor! E eu faria tudo de novo. Com excessão de me martirizar ao tomar cervejas numa praia na Ásia.
E se eu fosse listar um resumo do que vivi e aprendi:
* Não existe trabalho, chefe, salário, viagem, seriado e nem pijama perfeito. Existe o que temos e dá pra ser bem feliz com isso.
* Meu planejamento (pré mudança) foi essencial para me proporcionar o privilégio de optar pelo que fazer. E aqui estou falando de dinheirinho na conta.
* Relacionamentos com amigos, colegas, ex-pares/chefes importam MUITO! Muita gente me ajudou e sem eles tudo seria mais difícil. Pedir pra tomar um café com um conhecido ou desconhecido. Pedir uma recomendação, ligar, ir almoçar com alguém que você admira... tudo isso ajuda e todas as conversas que eu tive valeram a pena!
* Por fim, e mais "abstrato": as coisas acontecem. Nem todas as oportunidades foram plantadas diretamente por mim e nesse tempo. Hoje eu estou muito feliz no meu trabalho (no Linkedin) e uma das coisas que me ajudaram a chegar aqui foi um curso de espanhol que eu fiz quando tinha 20 anos e achava que nunca me ajudaria em nada... mas nossas experiências, conhecimentos e contatos estão aí e de alguma forma se encaixam no momento certo e as coisas acontecem.
Comigo foi assim...
Advogado / Condominio / imobiliário / Regularização de Imóveis.
2 aParabéns. As vezes é bom parar, ... sentir o momento para tomar a decisão certa...
Owner, Mirabilis Video Comunicação ltda
4 aO seu texto é inspirador e o mais importante, é sempre ir em busca do que nos da prazer e o trabalho tem que ter isso e ser feliz.A vida é um grande aprendizado e crescemos em cada experiência vivida.Seja muito feliz no novo desafio, bjss
Requirements Engineer na JobRad GmbH
5 aVocê é maravilhosa e toda sua garra é uma inspiração para mim!
Gerente Comercial
5 aParabéns pelo texto!!!! Você é uma grande profissional Natalia! Feliz que pudemos nos cruzar durante essa sua história.