LEMBRETE!! COMO ESTÁ INDO SUA VIAGEM?
Comecei a trabalhar aos 12 anos de idade. Iniciei como Office Boy, e naturalmente era o mais jovem funcionário da empresa. Há tempos atrás havia uma propaganda que fez muito sucesso, que dizia: “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”, e o mesmo pode-se dizer do primeiro emprego: “O primeiro emprego a gente nunca esquece”.
E por que estou relatando esse fato? É que há pouco tempo encontrei um amigo com quem trabalhei naquela empresa, e relembramos muitos acontecimentos da época, bem como os respectivos personagens desses acontecimentos. Após as alegrias das lembranças, veio uma constatação que nos fez pensar muito; é que, a medida que perguntávamos de fulano, a resposta era que tinha morrido, e beltrano, ciclano..., e a resposta era a mesma, então paramos de fazer essa pergunta.
Havia uma lógica nisso, é que naquela época eu era o mais jovem da empresa, a dedução lógica é que todos os outros eram mais velhos, e como o tempo corre igual para todos, os mais velhos foram dando lugar para os mais novos, tanto nos empregos quanto na vida.
O interessante é que, quando falávamos dessas pessoas, os cargos que exerciam e os status que ocupavam passaram a ser irrelevantes, pois, tanto o diretor, como o faxineiro, a secretária e os demais, terminaram a viagem no mesmo terminal. O que ficou foi, como será que cada um fez a viagem? O que aproveitaram do percurso? Como lidaram com os seus desafios, os quais não foram ter sucesso ou fracasso na carreira profissional, mas sim, vencerem os seus inimigos internos como o orgulho, a vaidade, a preguiça, a cobiça, a inveja, o rancor, a prepotência, a falta de amor, a, a, a.... Quem conseguiu vencer e quem fracassou?
Naquela época e agora várias coisas mudaram muito, nem computador existia, se formos relatar as mudanças, não caberia neste espaço, mas uma coisa permaneceu intacta, a natureza humana e seus verdadeiros desafios. Crescer materialmente, procurando evoluir profissionalmente, culturalmente, economicamente etc., é lógico que é bom e necessário, e devemos procurar atingir esses objetivos com todo nosso esforço, mas não deixar que, para que isso aconteça, esqueçamos o respeito ao próximo, e principalmente o respeito com nós mesmos, priorizando incluir em nossas vidas as vitórias sobre nossos desafios reais.
Recomendados pelo LinkedIn
Pendure este lembrete na consciência, e boa viagem!
Até a próxima e muita paz!
Renato Fazzolari
“Dicas em Conta Gotas”, são matérias compactas que periodicamente a AGRHO divulga e que abordam temas variados e relevantes. O objetivo é despertar e/ou orientar nossos parceiros, sobre as armadilhas organizacionais e comportamentais do dia-a-dia.
Manager Maintenance at INPASA
2 aExcelente
CONSULTOR E ASSESSOR INDUSTRIAL - FOCO SUCRO ENERGÉTICOS na CALSONI ENGENHARIA
2 aParabéns Renato...abs