Minuto Digital - O extraordinário mundo novo de novo.

Minuto Digital - O extraordinário mundo novo de novo.

Esse final de semana estive nas praias do Rio de Janeiro. Moro razoavelmente perto do litoral, mas ainda não tinha dado as caras por aqui. Arruma-se as malas, eu, esposa e minha filha de 1 aninho de idade. Aquele tanto de cuidado, de preparo e uma infinidade de coisas de bebê. Roupa do papai mesmo eram duas bermudas, uma camisa de malha e uma camisa do Galo! E o Galo? O Galo ganhô! rsrsrs

Primeira vez da Ana na praia! Tudo era novo para mim... absolutamente tudo.

E houve um momento onde estava sentado ali na cadeira de praia, olhando toda aquela gente, e refletindo. Algumas pessoas só levaram os chinelos e um óculos, e eu estava ali cheio de penduricalhos e coisas de bebê. Tudo era novo para mim. Novo? Mas como novo se já perdi as contas de quantas praias já conheci e fui repetidas vezes? Tudo era novo, afinal agora tinha um bebê. Os processos eram novos e desconhecidos. Eu precisava reaprender a curtir uma praia pois dessa vez havia um elemento novo.

No mundo da gestão de projetos é a mesma coisa. Talvez sua empresa esteja fazendo projetos há tanto tempo quanto eu já conhecia de praia, põe aí mais de 30 anos (para não revelar a idade né). E sua experiência em gestão de projetos faz você se sentir confiante de todos os cenários e caminhos alternativos. Você faz gestão de riscos como ninguém! Avalia e reavalia impactos com excelência. Tudo sob domínio, certo? Então...

Veio algo novo. Um elemento novo. Um concorrente melhor e mais barato? Dinheiro que reduziu? Cliente que detratou e impactou o negócio? Mudança do mercado? Colaborador de confiança e chave que estava ali há anos e agora decidiu tomar novos rumos? Aquela tecnologia de ponta do passado e que hoje é obsoleta apesar dos milhões investidos?

Quem é "a sua filha bebê de 1 ano na primeira vez na praia" da realidade dos seus projetos?

O quanto você consegue reaprender a fazer aquilo que há 30 anos você fazia e agora é TUDO diferente? Não é tão simples quanto uma resposta... é preciso reflexão.

Quando falamos de agilidade e transformação digital estamos falando DIRETAMENTE na sua capacidade de aprender, desaprender e reaprender. De se adaptar aos novos elementos. De flexibilizar e agir rápido no contexto em que se está. "Você conhece alguém que se julga sábio? Há mais esperança para o insensato do que para ele." (Provérbios 26:12). Ninguém pode bater no peito e dizer que sabe tudo, é preciso primeiro assumir que há sempre elementos novos, há sempre uma primeira vez, que não há respostas definitivas e nem cálculos de prazo e custo que vão acertar na mosca, e isto nos põe com os pés no chão e nos chama à prudência da gestão, onde o primeiro compromisso é justamente prever mudanças ou prever o elemento novo. A instabilidade da certeza nos amedronta, mas uma gestão ágil e coerente nos encoraja a avançar e ganhar terreno.

Uma empresa que vive assim está sim pronta para o extraordinário mundo novo de novo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos