Minutos de Gestão de Projetos No.3
Dando sequencia aos minutos de Gestão de Projetos, seguimos com a segunda das dez áreas do gerenciamento de projetos, estou falando do:
2- Gerenciamento do Tempo de Projeto:
Nada mais é do que o respeito aos prazos. Simples? Não!
Os processos alinhados ao cronograma de entrega é uma das tarefas mais dificeis de serem conduzidas e para tanto, precisamos seguir algumas etapas:
Devemos planejar antecipadamente o gerenciamento do cronograma, estabelecendo políticas, procedimentos e documentação para o planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma.
As atividades devem ser definidas através de um processo de identificação e documentação de ações especificas a serem realizadas para produzir as entregas do projetos.
Estando definidas, deve-se sequenciar estas atividades através de um processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre elas.
Somente então, após o planejamento do cronograma, a definição e sequenciação das atividades, começaremos a estimar os recursos necessários através da definição dos tipos e quantidade de material, recursos humanos, equipamentos/suprimentos necessários para a execução de cada atividade e por fim, estimar a duração de cada atividade.
Esta estimativa, em algumas empresas é feita juntamente com a equipe técnica, uma vez que eles sabem melhor do que você quanto tempo é necessário para configurar ou executar uma ação à qual ele deve ser um expert. Assim, poderemos estimar o numero de períodos de trabalho necessários para terminar as atividades e negociar com o cliente a necessidade de recursos adicionais.
Com estas informações, passamos à fase de desenvolvimento do cronograma, onde inserimos a sequencia das atividades, suas durações, recursos necessários (ou possíveis) e restrições. A este conjunto de dados associados damos o nome de... Voilá! Cronograma!
Achou dificil? Que nada! Agora vem o pior! O CONTROLE do cronograma.
O controle do cronograma é o processo de monitoramento do andamento das atividades do projeto para atualização de seu progresso e gerenciamento das mudançasfeitas na linha de base do cronograma para realizar o planejado.
Em outras palavras, fazer o que for necessário e possível para respeitar as datas previamente definidas, evitando alterações no percorrer do projetos com consequentes alterações das datas de entrega.
Seria fácil se não lidássemos com humanos, relações interpessoais, alguem que acorda com o pé esquerdo e dá uma resposta atravessada e etc.
O gerenciamento de tempo, creio que seja uma das etapas mais dificeis de todo o projeto, pois absolutamente tudo pode influenciar seu andamento.
A seguir, algo que é diretamente impactado pelo gerenciamento do tempo.
Já ouvi falar "Time is money"? Pois é, no proximo minuto falarei sobre o Gerenciamento do Custo do Projeto.