Missão do líder de Produto
Accountability de pavimentar o negócio da companhia.
A missão desse papel é tanto executar a estratégia quanto a definição do produto, assim como a sua experiência de uso. Essa tarefa precisa atingir a qualidade que satisfaça muitas esferas dentro e fora da companhia. O período de construção e manutenção do produto não pode sacrificar o bem estar dos times e acionistas (que sempre pressionarão para o futuro do mercado e aumento de market share), ao mesmo tempo encontrar o equilíbrio entre o futuro e o que o mercado está preparado para aceitar. Por isso o first move é tão valorizado e empresas como Google e Facebook investem tanto nesse movimento.
O first move, por outro lado, precisa de um alto poder de convencimento para o mercado apostar nessa nova tendência, e nisso diversos gatilhos mentais precisam encontrar equilíbrio com UX. O diferencial (arrojado em alguns casos) precisa se vender cada vez mais vantajoso para a persona principal. Acertar esse diálogo é fundamental!
#Dica: Se possível invista tempo entendendo o benefício de UX para o seu negócio, quais principais conceitos fazem o usuário se sentir confortável e como convencer com um diálogo ao invés de imposição da marca, fazendo assim um amigo para sua marca com mais empatia.
A missão equilibra diversos atores, como:
- Time - capacitar os engenheiros, designers e equipe de análise de dados. Desbloquear qualquer empecilho que o time tenha durante a descoberta e construção do produto. A motivação da equipe é a sua motivação, não tire isso da cabeça. Seu time desanimado significa abrir candidatos à concorrência; dinheiro não é tudo para os melhores e mais atuais do mercado, assim como contratar é difícil, manter é mais difícil ainda. Não seja a causa de demissão dos membros da sua equipe: se atualize, estude, desenvolva-os, se preocupe genuinamente por cada um deles. Lembre-se, o sucesso do time é o seu sucesso.
- Companhia - fazer toda companhia sonhar pelo seu produto. Nesse ponto fez sentido a companhia ter diversos produtos competindo entre si. Empresas como Apple, já aplicaram esse modelo de gestão por algum tempo, criando uma competição nem sempre saudável em seu ambiente interno.
- Acionistas e C-level - como toda empresa, seu objetivo é unir bem estar social à lucro(essa noção vem de um forte senso ético). Cada vez mais transparência é um valor que ganha relevância, pois é nisso que o consumidor espera o compromisso. É comprar seu bem e/ou serviço e ser atendido quanto à esse problema em sua vida. Exemplo disso é ficarmos mais tranquilos quando usamos plano de saúde ou serviços de pagamento transparente, como Uber. Esse fator unido ao crescimento de valor ou mercado é interessante para esse público. Então mostre como a empresa pode unida ao Marketing fazer a real promoção de valor do produto e sua marca ser fidelizada e naturalmente a favorita ou comentada. Isso unido ao Why now bem escopado faz parte do sucesso do produto.
- Mercado e Usuário - Esse personagem você precisa entender muito bem, meu amigo. Esse ator precisa no mínimo simpatizar com você. Você já pensou no Uber para motoristas ser um aplicativo complexo? Você precisa agradar os envolvidos de todas as personas do negócio e faze-los se sentirem em uma boutique, com uma forte proposta de valor, ou como uma marca o represente. Desse modo o herói do usuário surge e você entrega confiança e satisfação que está acima do preço. Nisso seu produto será amado e serão fiéis. Essa tarefa é difícil, Lean Startup ganhou tanta força por esse motivo, e é tão difícil que algumas empresas e negócios têm desistido de usar mais ciência em seus negócios - a linha de defesa do Lean Startup, ser a ciência de desenvolvimento de novos negócios.
- Concorrentes - torná-los irrelevantes diante do sentimentos que criamos no consumidor de nossos produtos. Esse assunto é delicado, identificar as razões da nossa concorrência existir é uma ciência difícil de mensurar e ultrapassá-la numa disputa em torno da mesma proposta de valor. Aqui é onde entra o resultado do estudo sobre sua persona, sua execução/construção do produto e o rollout de mercado, principalmente no momento crossing the chasm.
Algumas soft skills são necessárias para antecipar falhas graves no produto ou até pequenos detalhes que mudam o resultado do jogo. Seu produto precisa ser tão real que o usuário se adapta quase que instantaneamente - a economia do tempo roubou toda atenção qualificada, se seu produto aciona mais complexidade a ponto de ser pensado pelo usuario se teria outro modo de resolver o problema, você precisa voltar e refazer a lição de casa.
A análise do time sobre o job to be done é seu principal aditivo de inovação. Persiga o domínio cabal do problema e solução, é assim que se entende o usuário. As pesquisas precisam ser evangelizadas dentro da companhia para que todos se sintam parte da solução do problema. Ouvir cada feedback é uma tarefa que você e seu time precisam ser reconhecidos pela companhia.
*Produto Real - é um produto que seu fluxo de uso e funcionalidades fazem sentido para o usuário e não tenha bugs que comprometem o objetivo final do uso do produto. Não ter bugs envolve trabalhar com testes de regressão, teste de complexidade ciclomática, TDD, uptime estável e o processo de fluxo dev-staging-production
Definir bons produtos que podem ser executados com todo comprometimento do time é um dos seus indicadores internos que você tem sido um bom gestor e mentor do seu time. Uma grande habilidade e diferencial para ter os talentos dando seu máximo é sua empatia, então encare todos problemas deles, por vezes até nível pessoal como seu problema, nesse ponto você precisa ser conhecedor de diversos temas para poder ser o coach de cada um que precisar.
Após cumprir toda essa missão heróica e quase impossível, o produto precisa se provar de tempos em tempos por conta da eterna especulação que estamos habituados, Então não se acomode e deixe de ser o fornecedor de valor ao mercado com regularidade de lançamento de alta qualidade
E como último item e concordo ser o mais importante é que todas suas decisões precisam estar de acordo com recursos que a empresa possui. Um produto precisa se encaixar entre o que pode ser feito e o que o mercado aceita e deseja utilizar.
CEO | Estruturação Comercial | Vendas Consultivas | Treinamentos | Social Selling
3 aBoa, Marcio!