Missão: Madrinha e Padrinho de Casamento
Ser convidado para exercer as funções de madrinha e padrinho no casamento é uma honra e também envolve uma série de tarefas que muitos desconhecem.
Toda noiva sempre sonha com a organização do casamento e uma das principais partes do Grande Dia envolve a madrinha e padrinho de casamento. Mas muitas pessoas não sabem a real função dos padrinhos, e é sempre bom relembrar para ajudá-los a fazer a escolha certa.
Antes de tudo, é preciso entender o real significado de padrinho e madrinha. Seja ele no casamento, ou no batismo de criança, a função é a mesma: cuidar e ajudar!
Portanto, quando uma pessoa é convidada para ser padrinho ou madrinha de um casal tem que ter em mente que deve ajudá-los e cuidar deles para que mantenham a harmonia e o amor. O padrinho será um guardião dos noivos.
Missão do padrinho:
- Organizar a despedida de solteiro do noivo.
- Na cerimônia deve ajudar o noivo no que ele necessitar, e deve ser responsável pelas alianças para depois entregar aos meninos das alianças (pajens), no caso de se optar por esta via.
- Deve ajudar o noivo a chegar na hora certa à cerimônia.
- No caso de não terem um “mestre de cerimônia”, este papel pode ficar para o padrinho, ajudando os convidados a sentar-se nos devidos lugares, entregando também os missais. Se for um casamento com muita gente convém ser mais do que uma pessoa a desempenhar esta função.
- O padrinho coloca-se do lado direito do noivo. Caso os noivos não escolham nenhuma criança para entregar as alianças caberá ao padrinho desempenhar essa função.
- Na recepção do casamento, o padrinho deve fazer um pequeno discurso, onde misture um pouco de sentimento com humor, mas com cuidado para não passar o limite do mau gosto. Nesse discurso deve sempre fazer um brinde aos noivos.
- É também sua responsabilidade decorar o carro de saída dos noivos e o quarto da noite de núpcias (isto se os noivos não viajarem nessa noite).
- No dia do casamento deve reunir os amigos e familiares do noivo antes da saída do mesmo para o local do enlace (cerimônia).
Missão da madrinha:
- Deve acompanhar a noiva na escolha do vestido, véu, sapatos e lingerie.
- Deve, de um modo geral, ajudar a planejar o casamento.
- É também da sua responsabilidade organizar a noite de despedida de solteira da noiva, de preferência algo que a noiva aprecie. Normalmente é costume organizarem-se duas despedidas: uma consiste numa viagem entre amigas para um destino à escolha e a outra uma despedida onde mais pessoas possam participar.
- No dia do casamento, deve ajudar a noiva a preparar-se, acalmando-a e dando-lhe apoio.
- Deve também ajudar a noiva a fazer as malas para a lua-de-mel, e assegurar-se que a mala da noiva para a noite de núpcias é entregue no quarto de hotel onde os noivos vão passar a noite, se não partirem diretamente para a lua-de-mel.
- Durante a cerimônia deve assegurar-se que a noiva está sempre apresentável, desde ajudar a ajustar o vestido, ou ajudar a compôr a maquiagem ou o penteado. Uma das típicas tarefas é ajudar a noiva com a cauda do vestido.
- A madrinha deve também ser a responsável pelo ramo da noiva durante a cerimônia, para que não fique perdido no meio das fotografias.
- Durante a recepção deve dançar com o padrinho, e ajudá-lo na decoração do carro de saída dos noivos e na decoração do quarto da noite de núpcias, bem como ajudar a noiva em todas as situações mais complicadas que forem surgindo durante o dia.
Normalmente os padrinhos também costumam dar algum presente de casamento significativo, nem que seja ajudar a organizar a lua de mel e recolher donativos entre os amigos. Hoje em dia há que ter em conta a situação econômica e garantir que não se peça mais do que os seus padrinhos poderão suportar.
Tem que ajudar depois da festa também:
Depois que passou o casamento, os noivos ficam cheios de coisas a fazer. Como devolver vestido de noiva, se for alugado; devolver as jóias, se forem alugadas; mandar cartão de agradecimento aos convidados e agradecer os presentes recebidos. E ir para a lua de mel com tudo isso na cabeça não é legal! Por isso, os padrinhos e madrinhas devem ajudar nesses afazeres pós-festa e deixar os noivos tranquilos para curtirem a lua de mel.
Leonir Santos - Calígrafo de Convites e Colunista Social