A moda "Anti-Coach"​

A moda "Anti-Coach"

Pelo título, você pode pensar, lá vem o Alexandre (para quem já ouviu eu brincar de falar sobre Coachs) criticar minha profissão tão honesta e tão justa.

Já digo de imediato, esse texto é uma crítica aos falsos profissionais que sempre se aproveitam de ondas da internet para se colocar como humilde e muito profissional acima dos profissionais que já possuem alta experiência em QUALQUER área de qualquer setor.

Vamos ao início.

A internet 2.0, 3.0. 4.0, Versão 001/2021-V2.TXT, enfim, brincadeiras à parte, a cada novo lançamento inserimos um número e na frente uma palavra nova, tudo para parecer "mais novo" e "interessante". Eu uso a internet há 20 anos, como já disse em outros textos, discada, banda larga, via rádio e por último e ainda continuo fibra ótica ou óptica. Vi diversas mudanças ocorrendo, como sou da área e sempre sonhei em ser, sou do tipo de pessoa que fica com lágrima nos olhos quando fica sabendo que a IBM conseguiu atingir X números de "q-bits" (algo dos PCs quânticos) e que isso faz o MELHOR PC NORMAL do mundo parecer uma calculadora de 1987,

Computador Quântico

Isso ocorre e ocorrerá todos os anos, muitas vezes, você começou usar mais a internet em 2010, ou em 2000 (que já te considera velho, brincadeira), ou até em 1990, seja quando for, se você usou antes da linha dos anos 2000, o que você viu foi a "baratinha sapeca" do "Humortadela", você entrava sim no bate-papo Uol (hoje é bom ficar longe ok? e nada contra a Uol, só as pessoas perigosas que ficam nesses chats mesmo), você via um Gif animado e achava aquilo algo de outro mundo, enquanto você virava um "Internauta" (palavra que sempre achei esquisita) e estava "surfando" nessa nova onda, que contava pulsos altos e todos usavam em grande parte de madrugada, pois em MUITOS casos, você usava de graça e você podia até comprar dados para "navegar" inserindo um CD-ROM da banca da GEEK, que além de vir com 10 Trojans (brincadeira, ou não) vinha com o Youtube em 600MB de clusters tão bem preenchidos, que você podia e ainda pode ver a marca de "queimado" nesses tais clusters que armazenam binariamente todos os dados.

Baratinha Sapeca - Humortadela (Primórdios da Internet)

Quando tudo isso evoluiu para sites de compras, conversas por chats, "encontros virtuais", todos eu digo TODOS os pais da época (hoje viciados em Facebook) não queriam de forma alguma qualquer filho rico ou pobre perto de algo perigoso desses (algo que eu ouvia da minha mãe) enquanto eu descia com um "carrinho-de-rolimã" em um morro onde no final da rua passava carros (e isso era normal de se brincar na época, mesmo que alguns amigos tenham até, sem qualquer exagero, se machucado gravemente ou permanentemente).

Como eu me sentia solitário, porque realmente minha mãe sabia que hora, ou outra seria eu embaixo de um carro e não me deixava sair muito, me apeguei a ler todos os livros dos meus parentes mais velhos (Medicina, Arquitetura, Programação, História, Direito, Filosofa) dentre outros e tentava entender a lógica e o padrão daqueles livros, mesmo em uma época em que muitas casas todos já se divertiam (O DIA TODO) na internet, algo que na época era pra quem tinha MUITA grana, se você não sabe disso, ACREDITE era MUITO caro e ocupava sua linha (o meio de comunicação para qualquer coisa na época) O DIA TODO junto ao acesso à internet.

E foi aí, que encerrando uma breve história da "MINHA" experiência com o que eu achei que foi o começo da internet, que surgiram os "Golpes Virtuais", sites que vendiam móveis, porém eram falsos e assim que algumas pessoas compravam esses sites "desapareciam". Pessoas que eram especialistas em algo, porém nunca tinham feito, só eram esforçadas e muitas vezes resolviam ou não os problemas vendidos e apresentados em seu site, dentre diversas profissões que NEM existiam na época, mas passaram a surgir devido à internet que TODOS nós de alguma forma nos envolvemos hoje como se fosse um sexto sentido, ligado extremamente ao nosso corpo, alma e mente.

Como VERDADEIRO especialista SAP há 12 anos, trabalhei em cerca de 100 empresas no total, algumas tão grandes quanto a Coca-Cola (e sim nela também), outras como a Claro (sim, fui CLT por 8 meses) e enfim, diversas empresas que me deram uma IDEIA do TAMANHO de uma empresa dessas e eu comparando minha pequena Startup "Z Treinamentos que mudava de nome para AZ" e isso já me fazia pensar que por conta daquele cara do Youtube, é como ele disse, se eu mudar o nome a empresa não vai crescer disse "Carlinhos Youtuber - Como empreender em 2008" (apenas uma alusão) e foi ai que eu comecei a pensar sobre a palavra Coach, eu acho que ele não chegou usar esse termo, na época eu acho que seria apenas uma palavra de outro idioma usada pelo idioma para representar o idioma, entretanto o texto que vejo em diversos vídeos de “profissionais” qualificados para serem “mentores” de carreira de alguém que eles NÃO FAZEM IDEIA do quão complexos são unicamente, uns se chamando de Coachs, outros se chamando de Mentores, outros se chamando de Revolucionário das Causas Impossíveis de como Conseguir Emprego HOJE SEM FALTA, NA SUA CAIXA DE ENTRADA TODO DIA FALANDO ISSO e que você já até tentou né, afinal, que MAL faz PERDER tempo com propaganda só para ganhar likes?

Em minha visão de empresário da internet (sim eu me vejo assim, pois tenho uma empresa com 12 anos que vive exclusivamente de cursos que eu mesmo produzo ou que alguns parceiros produzem e recebem por seu trabalho) e todos os nossos cursos a partir de 2016 começaram fortemente serem vendidos no formato EAD (sempre odiado por todos) e Ao Vivo (sempre aclamado por todos, MALZ o textão para explicar meu trabalho aí, acredite, eu precisava, vou até começar outro parágrafo).

Enfim, não leve em conta a forma que escrevo, é um FATO verídico que eu escrevo depois de pensar um pouco sobre o texto e só término quando minha expressão termina (o que geralmente são em algumas 10 páginas de Word que depois edito e coloco aqui, ou não edito para não perder a referência original).

Continuando, minha crítica vai a TODAS as pessoas que sem conhecimento algum, sem direito ou propriedade intelectual ou de experiência TOMA ou tira o BRILHO de profissionais que mesmo ganhando muitas vezes bem pouco, fazem aquilo POR AMOR, seja um Coach, um profissional da saúde (que é o mais adequado para você se sentir melhor consigo mesmo) e digo mais, isso não dispensa o fato de que você pode ir a um profissional da saúde mental, seja qual for e ainda ter um amigo, colega, profissional reconhecido de verdade e com causas reais sobre seus trabalhos (que você possa consultar sem se sentir envergonhado e nem desmotivado), MUITA gente que só quer ver o mundo melhorar, nem sempre praticando esse mesmo efeito, mas que escolhem 90% dos seus dias praticando um dos mandamentos mais presentes em TODAS as religiões que conheci, pratico ou já pratiquei (AJUDAR O PRÓXIMO).

Se você tem um real interesse em ajudar o próximo, faça algum trabalho voluntário, cobre menos de quem precisa, seja justo, mesmo que nem todos os dias você consiga.

Ajudar alguém que pode estar à beira do precipício mentalmente é perigoso, você pode achar que tem QUALQUER experiência, pois já passou por aquilo, mas como não pode VER a MENTE do outro você não sabe de um fato.

O precipício que você enfrentou tinha 5 metros de altura e um monte de cobras lá embaixo, foi algo difícil, foi algo que só você ACONSELHADOR sabe.

Já o precipício do ACONSELHADO era o Grand Canyon e ao invés de cobras, existia uma centena de milhares de leões que eram canibais e como não tinham um humano para comer a anos, eram MUITO violentos.

Entendam, são dois fatos que não mencionam qualquer experiência minha, ou de colegas e amigos, como falei de religião, quis elevar o nível do entendimento pela razão e lógica.

Podemos ver, OS DOIS que passaram pelos fatos pensaram, COM CERTEZA vou morrer, VAI DOER, eu vou ser COMIDO VIVO dentre coisas que um e o outro pensaram igual, isso fazem ele se entender melhor, mas em MINHA visão de uma pessoa que estava só estudando o caso seria.

Os dois sofreram, mas em 5 metros de altura e 2 cobras sem veneno, era bem fácil você ter coragem, descer e cair rolando de forma correta e saber que jiboias grandes, embora sejam cobras peçonhentas, são bem lentas e era só cair e sair rapidamente dali. O seu sofrimento foi e será levado anos a frente, devido à FALTA DE CORAGEM.

Mas, sendo MUITO sincero, pobre rapaz que poderia ter caído daquela altura gigante do Grand Canyon, sem contar que ainda depois de ter morrido só pelo impacto (ISSO É CERTEZA, massss, pode ser que ele sobreviva por alguns segundos, devido a algum MILAGRE) e aí teríamos os leões, que são canibais, imagina só o que eles fariam com um ser humano que de fato está com alguma ferida aberta, fedendo a sangue?

Ambos podem contar o quão difíceis foram suas escolhas para não ter enfrentado o precipício a frente, que do outro lado tinha uma carreira brilhante e COM CERTEZA muito bem-sucedida.

As histórias foram contadas assim, para comparar alguém que nasce em uma família rica (pois alguém ou várias pessoas já se esforçaram muito no passado) e alguém que nasce na primeira família que está se esforçando mais,

Com um helicóptero pequeno ou grande, ambos teriam atingido seu objetivo, sem riscos de cair, de pular ou de ter que pensar em qualquer uma das possibilidades de morte (e sim, ela existe, pois o piloto pode ter um mal súbito e ainda sim, ambos caírem onde não devem, porém é MUITO mais difícil).

Qual é o sentido de todo o texto? 

Criticar pessoas que só copiam, não criam e ainda podem lucrar mais do que quem faz o conteúdo ORIGINAL e mais antigo.

Existem mercados para tudo, eu mesmo posso dizer com TODA PROPRIEDADE eu fui o criador do conceito “Debug para Funcionais”, quando eu criei isso o nome era “Curso ABAP para Funcionais”, porém esse nome era horrível, pois todos os funcionais que faziam o curso achavam que iam aprender ABAP e não o DEBUG que era o que mais interessava,

Hoje empresas parceiras ou não, usam o mesmo termo e você nunca vai me ver falando “ISSO AI É MEU, não pode USAR”, pois sou adepto da liberdade de informação e compartilhamento livre de coisas que possam somar ao conhecimento.

Não tenho rivais, não cito nome de empresas, pois posso esquecer alguma e parecer menos honroso a todas as pessoas que são empreendedores e sofrem com a concorrência que te imita, só se lembre de uma coisa, a Coca-Cola e a Pepsi, duas gigantes marcas vivem “tirando onda” uma com a outra em comerciais, isso nos EUA é uma prática considerada engraçada e não de “RIVAIS” que querem a morte da outra empresa.

Saiba competir, não seja esportivo apenas no futebol, veja que a muitas pessoas se inspiram em outras, mas não DEVEM NADA para aquelas pessoas que elas se inspiram.

Antes de procurar uma igreja, um centro de apoio, um internato, qualquer coisa que de alguma forma possa mexer com sua mente e moldá-la de alguma forma, procure um profissional da saúde, particular ou pública (eu acho que os psiquiatras e psicólogos públicos que fui, embora com consultas menores, resolviam 10x mais do que MUITAS VEZES em consultas de 500 a 800 reais, com especialistas Nobres”” que eu ficava por 4 a 5 horas).

Meu diagnóstico de 8 anos prova que desde o início eu não possuo depressão, que não tenho qualquer problema que justifique meus sentimentos de raiva, tristeza, dor que eu nunca compreendi, mas PROVAM de fato que algum tipo de transtorno ou trauma eu tive em minha infância (e como eu era arteiro, vai saber o que seria) e que é melhor eu desapegar disso e levar a vida para frente do que entender algo que eu “Não me lembro” ou é confuso, pois eu era muito criança para entender tudo o que se passava por perto.

Sempre fui uma criança que “falava mais que a boca” e esse termo, embora seja 100% verdade, sempre me chateou, tenho muito conhecimento e tenho desejo de compartilhar, sou viciado em leitura e aprender sempre algo novo e ainda ser muito bom no que aprendi, por uma questão PESSOAL e não estou competindo com você, se você compete comigo, parabéns, você já ganhou.

Se meu jeito de ser, te dá a sensação de um pré-julgamento, se minhas escolhas não são as mesmas que as suas, se o meu jeito de falar, digitar, gritar, ou seja, o que for também não for igual o seu, isso só prova o que falei mais acima, CADA SER HUMANO É COMPLEXO demais para ser explicado, comparado ou medido, mesmo pelos profissionais que RESPEITO demais e me ajudaram por tantos anos a passar essa jornada para o início.

Conexões Complexas do Cérebro em Imagem

Viva SUA vida, esqueça de se preocupar ou se incomodar com a vida de alguém que você ACHA que conhece bem, muitas vezes como é meu caso, a depressão bate a porta, você é obrigado a FINGIR um sorriso o dia todo, só para que não fiquem de brincadeirinha pejorativa com alguém que já tem motivos reais ou não para sofrer.

Se você é do tipo de pessoa que despreza quem tem qualquer tipo de problema, seja mental, físico, opção sexual, religião, futebol e se é aquela pessoa que é vazia, que se sente triste todo dia e precisa diminuir o brilho de pessoas BOAS para se sentir melhor?

Sério, por que você ainda está lendo esse texto?

Eu já te critiquei 100 vezes só nele, só vai para o terapeuta, seja sincero e diga, eu sou um LIXO, MAS gostaria de melhorar de verdade e com disposição para ser sincero com meu terapeuta e PRINCIPALMENTE comigo mesmo. Você não soma na vida das pessoas, você não motiva elas a seguir em frente só criticando, você não é o engraçadão só porque todo mundo riu da sua piada, você não é o gostosão, só porque a estagiária ou estagiário olhou na sua direção, PARE e pense, você é alguém depreciativo, compulsivo em criar problemas, com fortes tendências a ter uma atitude não aceita publicamente e civilmente e além de tudo, possivelmente NINGUÉM confia em você de verdade, só querem ser SEUS AMIGOS para que você o ZOADOR e OPRESSOR chatão não zoe a pessoa que FINGE ser SEU AMIGO.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Se você é alguém que como eu, não tolera esse tipo de coisa, só que ir para seu trabalho, seja ele home ou escritório, fazer o que você ama, voltar para casa e viver o seu EU DE VERDADE junto com sua FAMÍLIA, bom, para você eu tenho um recado melhor, que depressão é essa meu amigo(a)? Você já é rico, tem ou não uma casa, tem ou não um emprego, tem ou não saúde para tentar de novo, mas o que mais importa, é que você não é desse JEITO 😊.

Viu? Mesmo um “Anti-Coach” pode escrever um texto que te faz sentir mais emoções do que assistir Game of Thrones e é assim que a mente funciona, tudo o que escrevo sai da minha cabeça e tenho cerca de 1 ou 2 segundos de pausa, essa prática foi algo recomendado pelo meu primeiro terapeuta e ele mesmo pediu que quando eu chegasse perto dos 30 que eu compartilhasse minhas ideias em público e aqui estou fazendo.

Não era o melhor aluno em português, tão menos sou conhecedor profundo das regras gramaticais da língua portuguesa, fiz ENEM sem estudar e passei com média de 500 nas matérias, porém pelo fato de escrever e mesmo SEM ESTUDAR eu consegui beirar 700 na redação, isso quando eu tinha 20 anos, hoje com 30.

Se você gosta da “loucura” que acontece aqui dentro, recomende a algum amigo que acredita em “milagres” que não existem, ele pode precisar de um choque de realidade, não sou mentor espiritual, não sou mentor pessoal, em meu LinkedIn pessoal (outros 2 perfis) você pode encontrar o termo “Gerente de Transformação Digital”, pois diferente do que muitos sabem, eu atuo em cerca de umas 8 áreas diferentes, faço algumas por hobby, outras públicas e outras MUITO PRIVADAS, TODAS dentro da lei e não envolvendo nada ilícito, isso não prova que tenho ou não dinheiro, pois umas 5 delas são sem REAIS fins lucrativos.

Caso queira comentar, deixe sua visão sobre como se sentiu lendo esse texto, lembre-se sempre de que minha intenção é te fazer pensar e não te manipular para sentir raiva ou amor sobre alguma coisa, a Filosofia morreu há séculos, não quer dizer que ainda não podemos usar dessa prática para crescer como pessoas.

Obrigado pela leitura.

Até o próximo post, tenha um excelente dia.

Lembre-se de considerar o texto como se eu fosse uma pessoa chata, bipolar de natureza e que um dia pode falar sobre amor e outro dia sobre ódio, como qualquer ESCRITOR que eu não sou.

Walter Machado

--Executivo de Novos Negócios

3 a

Muito bom. Tive prazer em ler o seu texto nessa madrugada!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos