Ter ou Ser uma Startup?

Ter ou Ser uma Startup?

A moda da Startup passou. Embora muitas empresas GIGANTES tenham começado como uma pequena Startup, não vemos mais esses assuntos rodando tanto a internet. Passamos por uma pandemia recente, essa pandemia que nos tratou feito prisioneiros da própria mente e próprio espaço, ainda estamos discutindo em opinião pública se é melhor estar em casa onde seus filhos estão com você ou se é melhor deixá-los na escola sempre que possível para que você possa trabalhar fora de casa. Nossa família, embora os caminhos sejam mais incertos, decidiu escolher por ficar em casa, conseguir fazer da nossa sala o escritório cheio de brinquedos e fazer da nossa cozinha a sala de café. Não costumamos receber clientes na empresa, pois nossa empresa é nossa casa e zelamos por nossos filhos sem estranhar aquele "Entra pessoa e sai pessoa toda hora" e também implica em diversas regras de condomínio receber visitas À todo momento". Vantagens temos muitas, trabalhamos um horário combinado e tentamos seguir o máximo que podemos esse horário, acordamos cedo pra cuidar dos nossos filhos que podem estar de bom humor ou não e quando tudo está ok dentro do "escritório" ainda sim, as vezes demora um pouco mais, pois filhos de 0 a 5 anos não sabem ao certo como funciona o trabalho, ainda mais home office.

Trabalhamos com atendimento ao cliente, dúvidas de SAP, dúvidas de pessoas que ainda não conhecem o sistema, dúvidas de alunos que precisam de algum material, serviço, atendimento entre outros, mas o problema sempre foi a paciência, um cliente muitas vezes, mesmo APÓS a PANDEMIA GLOBAL ainda não entende que temos outras responsabilidades dentro do home office, vou citar algumas delas, que cabem em minhas experiências ou de colegas que conversei nesses 2 anos:

Você tem 2 ou 3 filhos, todos ficam doente e justamente nessa semana é o dia daquela reunião de batimento de metas super importante que se você perder um meteoro vai cair sobre sua casa.

Sua esposa e você, trabalham juntos em casa, tiveram uma discussão um pouco além do normal sobre QUALQUER coisa, seu ânimo diminui, em seguida você tem que atender um cliente com A MAIOR educação que você pode, e dentro de sua casa, pode parecer que você está tratando SUA ESPOSA ou MARIDO mal e outra pessoa bem.

Você virou 2 noites direto para fechar aqueles relatórios atrasados, porém por estar em casa, você consegue dormir durante um dia um pouco, MAS se eu ficar 4 minutos ausente no Skype, Teams, Zoom, Meta Verso ou o que for, serei demitido.

Acima, são 3 visões negativas, algumas que eu conheço de perto, outras eu ouvi e anotei em minha cabeça para escrever um dia sobre.

Eu, agora minha visão extremamente pessoal penso:

Não sou muito fã de acordar as 5 da manhã (isso desde quando eu tinha 4 anos de idade), sempre fico mal humorado, minha paciência é quase zero e ainda tenho que correr, porque dormi mais 20 minutos SEM QUERER e com certeza já perdi o "buzão". Além disso, hoje é dia daquela reunião importante, o chefe marcou NOVE HORAS EM PONTO e eu com certeza vou ter que entrar pela empresa correndo e ir direto pra reunião, suado, afobado, ansioso por ter me atrasado.

No metro, 3 vagões passaram lotados, eu podia ter me apertado, mas como tenho um pouco de claustrofobia de espaços assim, prefiro por conta da minha saúde pegar o metrô que eu consigo, isso somam mais 20 minutos de atraso.

Saindo do metrô depois de quase desmaiar de tão cheio, eu chego no trabalho, fedido, suado e correndo, pois ainda estou atrasado e moro a 3 horas de onde é meu trabalho.

Cheguei 9:21, na minha visão até que parece um milagre, mas meu superior já me olhou e vai me chamar pra conversar, afinal, essa já é a terceira vez no mês que isso acontece.

Uma dessas vidas, tem saúde mental a outra não, sabe qual vida?

Aquela que você escolhe em fazer feliz, independente da distância, se o amigo faz home office ou não, se você mora em Embu das Artes e tem que ir para Alphaville 15 (isso para quem é paulistano é uma viagem maior do que aqui na Lua), PORÈM você é abençoado de ter um emprego, muitas vezes não é o lugar, a forma, o jeito que você quer e o melhor VOCÊ TEM DIREITOS como trabalhador e DEVE ser RESPEITADO independente de qualquer coisa.

Se sua empresa não conhece a fundo você ou te trata como um número, talvez seja hora de procurar uma empresa que ENTENDE que o funcionário faz parte da empresa e a empresa faz parte do funcionário, existem funcionários BONS e RUINS assim como existem empresas BOAS ou RUINS, não é uma GRANDE verdade mundial, é só um fato que QUALQUER pessoa sabe e conhece de perto.

Meu conselho? Comecei a estudar advocacia e pretendo ir até o final, quando eu terminar eu posso realmente te aconselhar e AINDA cobrar rs, brincadeira, mas o fato dos meus estudos são de verdade.

Meu conselho é você procurar o que te faz bem, nem sempre ser milionário, não atrasar contas, não ter problemas, não se envolver em problemas, não ser perseguido por problemas não te faz ficar mais feliz ou mais triste, a felicidade sempre FOI e sempre SERÁ uma questão interna, você pode pegar a pessoa MAIS RICA do mundo e ver ela sofrer, pois seu irmão acaba de falecer, o dinheiro não trará o irmão de volta e a dor vai perdurar mesmo que ele vá chorar em um país rico (como todos dizem).

Se você é padeiro, seja o melhor da sua equipe se você não é, esteja entre eles. Se você é faxineiro, faça seu serviço como se você fosse a última pessoa a trabalhar com isso, pois a tecnologia pode substituir falhas, mas não pode substituir um ser humano trabalhador, honesto e ético, continuando, se você é médico, atenda o rico e o pobre da mesma forma, o Rico pode ser rico hoje e amanhã não ter nada e o pobre tem a mesma chance, pode ser que amanhã aquele que você não atendeu bem por não estar bem vestido, GANHE UMA HERANÇA ABSURDAMENTE ALTA e a partir desse dia, ele vai saber, quem não o respeita por baixo, jamais vai o respeitar por cima.

Não tenho nada a dizer sobre as 3 profissões que citei, vejo muita gente se escondendo atrás de títulos, eu particularmente experimento as coisas da vida, uma delas é me tornar arrogante um mês só para ver como as pessoas me tratariam e na outra é me torar alguém SUPER bonzinho só para ver quantos se APROVEITAM.

Como empresários, temos que ser atores, faxineiros, cobradores, zeladores, administradores, editores do site, editores dos conteúdos, criadores de conteúdos, idealizadores, dentre diversas outras profissões que o empresário faz como se fossem 5 pessoas em uma, essa coragem e disposição que não são fáceis, são um dom de quem tem PACIÊNCIA para ver a empresa brotar e crescer pouco a pouco, algumas crescem em um ano, outras crescem em 20 anos, outras em 50, mas o que importa é que SOMENTE a PERSISTÊNCIA é que te fará ser grande, não o seu número de likes, não quantas pessoas você conhece ou conheceu, mas SIM a persistência e a fé que você tem em seu próprio negócio.

Peço desculpas pela demora para manter meu news atualizado, isso é bom para minha cabeça e pode ajudar alguém que tenha ou não a mesma visão, recentemente estou atuando como empresário e alterando algumas coisas em nossa empresa, por isso, as vezes eu SUMO e REAPAREÇO.

Grato a todos os leitores que comentam, interagem e propagam minhas ideias, fico honrado em ter você aqui comigo.

Abraços.

Passarelli.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos