Modelo de Negócio Canvas: ultrapassado ou atemporal?
É uma ferramenta de planejamento estratégico menos complexa de planejar e de exposição mais visual da sua empresa. Foi inicialmente proposto pelo escritor, pesquisador e empreendedor Alexandre Osterwalder. Esse mapa visual pré-formatado tem 9 blocos.
Permite desenvolver um modelo de negócio para quem quer abrir uma empresa, para quem já tem empresa em funcionamento ou quer lançar um novo produto no mercado. A ideia central é : Planejar um negócio de forma mais simplificada e menos burocrática. Utiliza-se Post-it colorido para modifica-lo quando necessário. Mas não é obrigatório. Pode ser feito com toda a equipe e fica super dinâmico.
Quando eu estava fazendo uma reciclagem do assunto, eu vi pessoas falando que já está ultrapassada ou que não precisa ser utilizada para modelar um negócio. Mas eu acredito que que podemos fazer uma remodelagem ou adaptação utilizando também ferramentas do Design Thinking ou da cocriação, de acordo com a necessidade do cliente. E fazer a seguinte pergunta: Isso faz sentido para o meu negócio ou para o meu cliente?
Sempre tive bom resultado ao aplicar o Canvas com os empresários e desta forma, impulsionar o questionamento, o pensamento inovador e empreendedor. Sabe na hora da perguntar sobre "Prosposta de valor", então... me deparo tentando estimular a criatividade e essência do propósito para entregar valor ao cliente. Afinal, o Canvas começa pelo cliente porque é a figura mais importante de um negócio.
E na sua opinião? Já fez o Canvas da sua empresa?