Modelos de Negócios - Franquias

Modelos de Negócios - Franquias

O modelo de negócios escolhido para esta semana é o de franquias. Muitas das empresas mais famosas que conhecemos atuam neste ramo, e hoje vamos explicar um pouco melhor como ele funciona.

Definição de franquias:

As franquias funcionam em um modelo no qual há uma venda de licença de uso de um negócio. Essa licença entrega ao franqueado o direito de marca, know-how, o direito de comercialização dos produtos ou serviços e também a tecnologia/metodologia utilizada para implantação e gerenciamento. Mas não são apenas direitos adquiridos, há uma responsabilidade muito importante que o franqueado carrega: o de manter os padrões exigidos pelo franqueador. Um bom exemplo para ilustrar essa primeira definição é pensar no McDonald's - rapidamente você se lembra de um padrão, mesmo visitando a loja em diferentes locais.

Cenário atual e projeções:

No relatório de desempenho referente ao ano de 2019 divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) vemos números crescentes para esta modalidade. Houve um aumento de 6,8% no faturamento entre 2018 e 2019, e de 4,7% no número de unidades (novas marcas) para o mesmo período. Quando olhamos para a taxa de empregabilidade, a expansão de redes de franquias colaborou com 4,6% de aumento na geração de empregos diretos.

A princípio, as projeções para 2020 eram bem otimistas: previa-se um crescimento de 8% no faturamento e de 6% no número de unidades. Entretanto, algumas mudanças ocorreram devido ao contexto da pandemia global de coronavírus - que teve seu início em março de 2020 no Brasil. 

Diante do novo cenário, a ABF, em parceria com a empresa de pesquisas AGP, tem lançado relatórios de desempenho mensais, acompanhando o avanço do covid-19 pelo país e seus impactos neste modelo de negócios. O último relatório disponibilizado foi referente ao mês de junho/2020, e indica que o mês 06 começou a dar sinais de recuperação. Os números avaliados em abril, maio e junho (comparativo 2020 x 2019) indicam essa pequena melhora: foram 48,2% de queda no faturamento de abril, 41% em maio e 30,1% em junho. Não é possível até o presente momento dar certeza de quando as franquias terão seu faturamento estabilizado; entretanto, em pesquisa realizada com franqueados, 42,7% acreditam que o retorno acontecerá ainda em 2020, enquanto 31,4% acreditam que ocorrerá no 1º trimestre de 2021.

Principais Vantagens:

  1. Peso da marca: A primeira vantagem destacada diz respeito ao peso da marca franqueadora passada adiante para o franqueado, que já inicia com toda a credibilidade para seu público. Essa vantagem pode ser relacionada ao ponto seguinte:
  2. Menor risco: O fato de ser uma marca conhecida, com padrões de funcionamento já testados, reduz os riscos desse novo negócio.
  3. Know-how: Aqui nos referimos aos ensinamentos já conhecidos pela franqueadora e que são repassados ao franqueado, facilitando os processos de planejamento, gestão e operação. Além disso, há suporte nas áreas que o empreendedor franqueado precisa, como orientações técnicas, contábeis, jurídicas e tributárias - oferecendo mais segurança e também permitindo que ele tenha mais tempo para dar assistência ao desenvolvimento de sua unidade.
  4. Negociação: Normalmente há bastante critério da franqueadora para a definição de fornecedores, por exemplo, e este benefício se estende aos franqueados, garantindo mais qualidade e padronização do que é entregue. Além disso, a negociação de preço é facilitada por ser destinada a todas unidades da rede.

Principais Desvantagens:

  1. Localização: Este ponto pode ser uma grande desvantagem para o franqueado, isso porque a palavra decisória é da franqueadora. Então, mesmo que o franqueado tenha um local disponível, boas referências e a intenção de montar a loja em algum lugar específico, a franqueadora fará um estudo de viabilidade e caberá a ela a palavra final - forçando o franqueado a localização definida.
  2. Possibilidade de falhas no sistema: Essa desvantagem se aplica aos casos nos quais a franquia é falha, com problemas sistêmicos (fornecimento, cumprimento de cláusulas contratuais, etc). Para tentar reduzir esse risco, é importante que o interessado em ser um franqueado conheça bem a marca para ter mais segurança antes do envolvimento.
  3. Pouca flexibilidade: Ao mesmo tempo em que o modelo de negócios proporciona pontos muito positivos com a necessidade de padronização em todas as unidades, a pouca autonomia do franqueado pode impedir que ele aplique mudanças que considera positivas para sua unidade. 
  4. Royaltes e taxas: A vantagem de carregar o nome da franquia implica em custos para o franqueado, que precisa pagar por esse direito de uso da marca.

Principais franquias ao redor do mundo:

Uma publicação da Encontre Sua Franquia em agosto de 2020 trouxe as nove maiores franquias do mundo. São elas:

  1. 7-Eleven
  2. Subway
  3. McDonald's
  4. KFC
  5. Burger King
  6. Domino's Pizza
  7. Pizza Hut
  8. Dunkin Donuts
  9. Dia%

Uma curiosidade para este ranking é o fato de, apesar de não ter o maior número de unidades (aproximadamente 33 mil unidades), o McDonald's tem o maior faturamento a nível de franquias do mundo - chegando a R$ 25 bilhões no ano de 2018. Já a 7-Eleven, que ocupa o primeiro lugar, tem mais de 55 mil franqueados espalhados pelo mundo.

Principais franquias no Brasil:

Quando voltamos o olhar para o Brasil, alguns nomes do cenário mundial aparecem novamente. Destaco aqui as 10 primeiras do ranking de 2019 divulgado pela ABF:

  1. O Boticário
  2. McDonald's
  3. AM/PM
  4. Cacau Show
  5. Subway
  6. Acqio
  7. Lubrax+
  8. Kumon
  9. Jet Oil
  10. CVC Brasil

A líder do ranking tinha, até 2019, 3806 unidades - computando um aumento de 2% com relação ao ano de 2018. O McDonald's ocupa o segundo lugar, com 2.459 unidades - em 2018 a franquia estava em 3º lugar, mas retomou seu posicionamento em 2019.

São muitas as oportunidades de franquias espalhadas pelo país. Muitas empresas consolidadas, com riscos baixos e um grande potencial de crescimento junto à marca. Como tenho dito por aqui: o que conta na hora da decisão, além da análise das vantagens e desvantagens, é o perfil do empreendedor. Cada modelo de negócio tem seus atrativos e seus pontos de dor, mas todos podem ter potencial de crescimento, quando bem planejados, operacionalizados e gerenciados.

E você, já pensou em ingressar nessa área? Espero que este artigo contribua para que algumas dúvidas sejam esclarecidas e, quem sabe, se houver interesse, você pode investir em um projeto com franquias. A análise é importante e muito válida.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos