Mudança da ordem mundial
Daniel Massula

Mudança da ordem mundial

A atual situação econômica ocorreu outras vezes na história do planeta. Não significa que por eu não ter vivido não tenha acontecido. Claro que não estamos falando especificamente do Covid-19, mas da conjuntura econômica.

Ray Dalio disse: Acredito que os tempos à frente serão radicalmente diferentes dos tempos que experimentamos até agora em nossas vidas, embora semelhantes a muitas outras vezes na história.

Existem pontos confluentes em acontecimentos que causaram o aumento e declínio dos impérios. Grandes declínios econômicos ocorrem, em média, a cada 100 (cem) anos e os eventos de transição perduraram aproximadamente de 10 (dez) a 20 (vinte) anos.

A história demonstra que as grandes mudanças de ordem mundial são precedidas da união de três fatores comuns, são eles:

·      Altos níveis de endividamentos e taxas de juros extremamente baixas;

·      Grandes lacunas de riqueza e divisões políticas dentro dos países, o que leva ao aumento de conflitos sociais e políticos;

·      Uma potência mundial em ascensão (China) desafiando a super ampliação da potência mundial existente (EUA), causando conflitos externos.

Utilizaremos como período análogo a crise de 1929 e suas implicações:

·      Naquele período os EUA viu seus níveis de desemprego saltar de 3% (três porcento) para 25% (vinte e cinco porcento), enquanto que a produção caiu drasticamente, 35% (trinta e cinco porcento) em menos 1 (um) ano;

·      Era predominante a má distribuição do poder de compra, o que gerou uma lacuna de riquezas;

·      Havia superprodução, uma oferta muito alta de produtos e baixa demanda.

Os fatos elencados acarretaram alto endividamento das empresas que estavam despreparadas para lidar com as implicações das mudanças econômicas e sociais causando inúmeras falências.

Importante lembrar que àquela época a forte ascensão de uma potência mundial (Japão) desafiou os (EUA).

Comparativamente à atualidade verificamos a seguinte confluência dos 3 fatores:

·      Em 2008 os EUA reduziu a taxa de juros para 0% e os Bancos Centrais imprimiram dinheiro em reposta a crise. Assim, a lacuna de riqueza levou a conflitos;

·      Atualmente também é patente a polarização política gerando batalhas ardentes entre socialistas da esquerda e capitalistas de direita (eleição do Trump em 2016);

·      Além disso, uma grande potência (China) começa a se tornar concorrente efetivo dos EUA.

O evento análogo ensina a forma como a economia evolui pra cima, porém com ciclos de queda ao seu redor, como um espiral.

Obviamente uma pandemia não era esperado, mas uma recessão sim e ao final deste ciclo teremos nosso new deal.

As mudanças de hábitos e cultura são certas, bem como a prosperidade, oportunidades e evolução social.

Assim, prevendo uma mudança da ordem mundial, com ascensão da China, a equipe da Massula Consultoria desenvolveu novas soluções que garantem a sobrevivência das empresas visando a adaptação ao novo mundo de maneira eficiente e propícia ao aproveitamento das oportunidades vindouras.

Fato é, posterior a esta Pandemia estaremos mais fortes e viveremos tempos prósperos de riqueza em um mundo economicamente ativo e cheio de oportunidades as novas adaptações culturais.

Esperamos contribuir acrescentado informações estratégicas.

Contem conosco e acompanhem-nos nas redes sociais para mais artigos e atualizações.


Excelente

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Daniel Massula

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos