Mudar ou estagnar eis a questão!

Mudar ou estagnar eis a questão!

Por que estamos sempre tentando mudar? É uma questão que venho analisando minuciosamente, ando olhando para dentro de mim. Será que somente eu sinto essa necessidade de movimentação? Será que as pessoas realmente se sentem confortável com situações de estagnação?

Vejo um mundo com enorme aceleração, onde todos os dias temos algo novo, é uma nova tecnologia, é mais uma forma de comunicação e/ou interação, é uma mudança diária. Então porque ainda é tão difícil a tomada de decisão de mudar? Será que quando Heráclito (640 a.C) falou que “ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras”. Ele estava tentando destacar que nós não somos os mesmos todos os dias?

Sei que é um assunto complexo, mas que nos fazem realizar uma retrospectiva do que éramos, somos e o que queremos ser.

Quando criança, primeiro falava que ia ser Professora, claro que influenciada por minha mãe que exerce essa profissão, na entrada da adolescência, me via como uma advogada e quando chegou a hora de realmente escolher qual casamento profissional teria, acho que sofri um colapso, prestei 5 vestibular, cada um para uma área, nesse momento me senti como se errasse o mundo deixaria sua ira sobre mim, foi algo intenso, algo que me fez mudar. Quando chegou a hora de escolher vi que já não era uma criança ou uma adolescente, estava me tornando adulta e já não podia mudar o que eu queria a todo momento. Por fim decidi, cursei Administração, nunca se quer tinha sonhado, mas era ligada a matemática, aquela área que sempre amei desde criança (isso não mudei).

 Me formei, ingressei no mercado de trabalho, comecei a pagar conta, enfim mais uma mudança, deixar a teoria e viver a pratica. Mais um processo complexo, onde nos exige ver o mundo de uma forma mais sensata.  

Durante 5 anos amei meu emprego, me dediquei e cresci, mas como tudo é uma mudança, a empresa foi vendida e consequentemente houve diversas alteração no quadro de pessoal, foi como se a empresa tivesse perdido sua essência e identidade. Enfim conclui que era hora de mudar. E vamos ter mais um processo difícil, o retorno para o mercado de trabalho, o envio de currículo (não tínhamos o Linkedin), as entrevistas, a dúvida da sua capacidade profissional, enfim um novo emprego e um novo começo.

Mas infelizmente, novos começos apresentam novos desafios. Precisamos nos adaptar a novos sistemas, a novo ambiente a novas pessoas, a nova liderança e por algum motivo novamente estamos mudando. As vezes nosso olhar muda para o melhor, mas algumas vezes aquela empresa que você achou que iria se aposentar não era nada daquilo que você imaginou. E nesse ponto voltamos no início desse texto. Nos deparamos com profissionais que estão a 10, 15 anos realizando as mesmas atividades, do mesmo modo, e você chega querendo somar, querendo ajudar a um processo evolutivo que nunca ocorre, porque simplesmente é daquele modo e daquela forma. E quem tem que mudar é você ou se estagnar da mesma forma. Enfim será que é hora de mudar novamente?

Se for analisar no meu ponto de vista sim é hora de mudar, mas quem não quer mudar está errado? Ou eu estou errada? Serio nesse momento só aumentei minhas incertezas, só sei que as vezes estamos mudando por procurar aquele algo a mais que nunca vem, e nos faz refletir aquela escolha do casamento profissional, será a hora de se divorciar e mudar? Afinal mudei de empresa, conheci novas pessoas mas as atividades, são somente uma cópia da anterior. Mais uma vez cai no ciclo vicioso da empresa faz desse modo e não vai mudar. Mais uma vez estou na incerteza de mudar ou não? No fim, pela expectativa de vida ainda vou viver mais que o dobro da minha idade, muitas mudanças profissionais iram ocorrer, será que estou preparada?

Hoje só sei que não existe perfeição existe adaptação. E no fim a mudança é nos que fazemos. E isso torna-se bem decepcionante essa busca incansável pelo melhor.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos