Mulher, este ser especial...
"Mulher! Mulher!
Na escola em que você foi ensinada
Jamais tirei um 10
Sou forte, mas não chego aos seus pés"
(Mulher, Sexo Frágil, Erasmo Carlos)
Claro que muito se fala da mulher como sexo frágil, posto o enfrentamento diário para se impor como profissional e até mesmo como gente e se inserir, em condições de igualdade em um universo plenamente masculino. Posto inclusive, que até hoje esta caminhada não se perfez e que foi preciso até criar um "Dia Internacional da Mulher" para que não se esqueça da distância que este sonho ainda se mantém da realidade, dá para vermos que muito há ainda a se percorrer. Até a ONU, através do seu Secretário Geral conclama a todos para atentarmos para a necessidade de abrirmos espaço ao talento da mulher, principalmente no mundo do trabalho, onde o acesso tem sido difícil e a ocupação das mulheres em cargos de chefia enfrenta óbices de toda natureza, vítima de um preconceito e cultura enraizados na sociedade machista que impera em todo o mundo.
Mas, cada vez mais nos é impossível ignorar o que denomino de "Máxima Erasmiana" que evidencia a força da mulher em face à opulência do homem, que, a despeito, não chega aos seus pés! No mundo todo já se vê ações concretas em prol da emancipação e da afirmação da mulher, iniciadas por Órgãos e ONGs, mas, sobretudo, pela iniciativa da própria mulher, tomando-se como exemplo a Lei Maria da Penha, que deriva da luta de homônima que, oprimida, agredida e aviltada de seus direitos em sua própria casa, lançou-se à busca de justiça pessoal, que se estende hoje a todas as mulheres, que podem buscar no texto da lei, a satisfação dos seus direitos. Em uma sociedade evoluída, o reconhecimento seria natural, mas tratando-se de Brasil, a conquista obtida em âmbito legal já é um grande avanço.
E como ignorarmos a importância da mãe, aquela que amamenta, embala o berço, passa noites acordada contemplando a cria, cuidando da febre inoportuna, cobrindo do frio, protegendo do incerto, encaminhando para a escola, firmando os passos trôpegos do filho rumo ao futuro? Poderia falar de Hellen Keller (Alfabeto Braile), Madre Tereza de Calcutá, de Irmã Dulce, dentre tantas outras, mas optei hoje por falar de "santas de casa" que também operam verdadeiros milagres. Por oportuno, mesmo que singela, faço aqui uma homenagem a três mulheres: à minha saudosa mãe, D. Izaurina, que cuidou com sabedoria e muito amor de 9 (nove) filhos na roça, em tempos ainda mais difíceis, à qual sou eternamente grato; à Beth, minha esposa querida, que há 27 anos ainda menina me conheceu, confiou em mim, me apoia, incentiva e presenteou-me com 3 lindos filhos, o Júnior, o André e a Letícia; e, por fim, ela mesma, a Letícia, Leka Moleca, Sapeca, a "Lindinha", advogada em construção, nosso orgulho, estagiária do renomado Licks Attorneys no Rio de Janeiro, que caminha a passos largos para a auto-afirmação como gente, profissional, mulher.
Recentemente, no I Workshop Gestão Pública Moderna e Escola do Futuro, Mestres do Presente, realizado no último dia 18 de fevereiro em Santa Terezinha de Goiás, o primeiro da natureza no norte goiano, tivemos a excelente participação da mulher em duas grandes frentes: primeiro, na palestra "Desafios Modernos da Educação" proferida pela Dra. Danúsia Arantes, especialista em Educação, Ex-Reitora da UEG, ela que hoje ocupa importante pasta na SECIMA GO, à frente da Superintendência de Energia e tem como desafio, colocar o estado de Goiás na vanguarda da Energia Solar no Brasil. A nosso convite, se esmerou em atualizar os Gestores Públicos e os Agentes da Educação de 12 (doze) municípios do entorno de Santa Terezinha de Goiás a respeito da moderna sala de aula, o mundo, além de chamar a atenção para a necessidade do professor se transformar neste verdadeiro "mestre do presente". Em segundo, a participação maciça e predominante da mulher, na liderança de instituições de ensino, corporações, como vereadoras, prefeitas, universitárias e outras, que saíram cedo de casa e disseram presente ao chamado principal do I Workshop Gestão Pública Moderna, rumo ao Desenvolvimento Regional e Sustentável, voltado à Escola do Futuro.
Homens de verdade, aceitam a presença, reconhecem inclusive financeiramente e dão espaço ao talento da mulher, este ser incrível, ao mesmo tempo dócil e feroz, cuja principal força reside na geração e formação do ser humano desde o ventre, até o Doutor. Ao cumprimentar as 3 (três) principais mulheres da minha vida, quero estender a minha admiração a todas as mulheres, estas guerreiras intrépidas que dão a vida, nos defendem e cuidam mesmo antes do nascimento, nos trouxeram até aqui, nos levam ao futuro - muito obrigado e parabéns, a todas as mulheres!
Ubirajara de Lima Ferreira - PIKI GO!