MULHER NÃO É PROPRIEDADE...
Não sou de expor minha vida mais pessoal no setor amoroso. Sou uma pessoa extremamente reservada nesse quesito, ainda mais em uma plataforma profissional, que aliás, já precisei colocar alguns queridões no seu devido lugar com muita elegância, dando aquele famoso "chega pra lá" nas minhas mensagens. Muitos infelizmente não compreendem que aqui é uma plataforma para outros assuntos e não um site de namoros etc.
Porém, a sociedade nos cobra muito o tal "casamento".
Muitas pessoas (muitas mesmo) vivem me perguntando:
- "Dani/Daniela, quando tu vai casar? Nunca mais te vimos com ninguém e tu vive bem, sempre alegre, disposta, sorridente. Bonita, inteligente, querida e sozinha?" (o que acho um absurdo ser comentado!). Então quer dizer que a mulher para ser feliz ela precisa estar em um relacionamento amoroso com um parceiro? Muitas vezes infeliz e vivendo de aparências apenas para mostrar a nossa sociedade que é comprometida e satisfazer o tal "padrão" estabelecido há séculos?
Eu respondo sempre muito educada e elegante, sorrindo até...que eu sou comprometida comigo mesma e não dependo de parceiro nenhum para ser feliz, sorrir, viver bem ou pagar minhas contas. E nos anos que tive compromisso, foram os dias mais tensos da minha caminhada. São 9 anos que não assumo ninguém e isso estará no meu livro contado com detalhes. E tá tudo certo! Viver em paz foi uma decisão minha, priorizando a minha independência emocional e financeira.
Meu pensamento sobre relacionamento amoroso é o seguinte: OU CHEGA PARA SOMAR, OU SOME. E SE NÃO SOME, EU MESMA AFASTO COM ATITUDES FIRMES E SEM MUITA CONVERSA.
Acreditem...eu ouço absurdos do tipo: "de tanto tu ser exigente, vai acabar a velhice sozinha". hehe sim, eu ouço isso sim...
Sim, sou exigente sim no item: CARÁTER. Eu avalio tudo e quando chega nesse quesito, são reprovados. Que culpa eu tenho se não estudaram a mais importante matéria? Ou um parceiro apoia sua companheira, incentiva, crescem juntos, firmam confiança, ou cai fora! E não tem "mimimi". Pode ser o embaixador milionário sei lá de onde, se não me respeitar como pessoa, mulher e a minha liberdade de ir e vir, pensar e escolher, não estará a minha altura em nível de eu assumir essa pessoa publicamente e muito menos dividir um teto.
O que muitas mulheres não compreendem é exatamente isso. Vivem e aceitam parceiros(as) por pura CARÊNCIA e outras por necessidade financeira. Os tempos mudaram. Devemos estudar, trabalhar, crescer em vários aspectos e avaliarmos o que nós vamos ou não aceitar para nossa vida.
Hoje, eu, Daniela Borges, não aceito nada menos do que eu mereço. Sei do meu valor e entendo que isso não é ser arrogante. A minha segurança física, emocional e espiritual, valem ouro. Protejo igual uma leoa.
E é isso que irei relatar, aconselhar nos meus livros focados no "EMPODERAMENTO FEMININO". A mulher se fazer ser respeitada pela sociedade e por parceiros(as). Chega! Acabar com essa mentalidade machista de que mulher foi criada apenas para pilotar um fogão, gerar filhos, servir uma casa e ser objeto de prazer de parceiro. No que depender de mim, esse padrão de pensamento será quebrado em uma "Nova Era" para nós mulheres.
E nem por isso, por eu ser solteira, possuo uma postura inadequada diante da sociedade. Me respeito e principalmente me faço ser respeitada. Malandragem não tem vez comigo. Motivo esse de eu ser geralmente muito elogiada e admirada, por ter esse pulso firme com a parte masculina. Os tais "mamãe falei", nunca terão chances comigo, uma mulher lúcida, vivida e que repudia esse tipo de pensamento machista.
Se sou contra o AMOR e a família? Jamais. Sou completamente a favor e apoio completamente. O que sou contra é uma mulher viver refém de parceiros(as) machistas, sugadores, violentos, ciumentos, egoístas e com desvio de caráter traindo sua parceira. Sou contra ao relacionamento abusivo que LIMITA uma mulher de conquistar seus sonhos e objetivos. Por isso mulheres, eu aconselho: TENHAM MUITA LUCIDEZ. Não romantizem o relacionamento tóxico disfarçado de "ciuminho" saudável e bonitinho. Acordem!
Em 2012 coloquei um ponto final em um namoro de 1 ano porque o queridão simplesmente achava eu muito bonita e não queria que eu conversasse com ninguém em lugares públicos (ora...logo comigo que sou comunicativa e simpática com todo mundo). Se revelou após um ano de namoro. Sempre esteve em observação nas minhas análises. Me tratava igual uma Rainha. Me enchia de mimos, flores e presentes. Fazia textos lindos e apaixonados com homenagens. É assim que um abusador começa...com sutilezas. PRESTEM ATENÇÃO. Mas o tempo passou e as atitudes deles conseguiram tirar a máscara do "homem apaixonado".
Uma noite, foi me buscar em casa para irmos em uma pizzaria. Eu sai do quarto e ele sentado na sala, me viu saindo na porta e disse:
- "Amor, tu está linda! (falou com empolgação), mas com essa calça justa nós não vamos sair. Tira. (em tom ameaçador).
Olhei para ele firme, convicta e respondi:
Recomendados pelo LinkedIn
-"Eu NÃO irei tirar a calça. Não tem nada de mais. Estou vestida adequadamente.
Ele rebateu : -"Então nós não vamos sair. Ninguém sai. Vamos pedir uma pizza e comer em casa.
-E eu falei: "Então nós NÃO vamos sair e tu, vai ir embora já, porque a calça não irei tirar." (era uma calça jeans)
Me perguntem se continuei com esse relacionamento? Óbvio que não. Tive dificuldade para ele largar da minha vida, mas consegui.
E essa é a mensagem que eu quero trazer: ASSIM INICIAM OS RELACIONAMENTOS ABUSIVOS E TÓXICOS, A MULHER CEDENDO A SITUAÇÕES TÃO INSIGNIFICANTES, CORRENDO RISCO DE FICAR REFÉM DELES E ANULAR SUA VIDA E SUA PRÓPRIA VONTADE.
Não, não somos obrigadas a tratar das inseguranças de parceiros. Eu gostei da calça e do meu look. Isso basta. Deveria ter respeitado. Se ele sentia insegurança mesmo sabendo da minha boa índole e postura como mulher direita, o problema já passa a não ser mais meu. Que vá se tratar com um terapeuta suas neuroses.
Obviamente que nunca generalizo nada nem ninguém. Acredito no amor, no respeito, na união sadia, nas pessoas de bem. A mensagem é sobre nós mulheres ficarmos atentas aos sinais nos relacionamentos e sair imediatamente deles quando algo for contra ao respeito e a liberdade de pensar e decidir.
No final desta relação citada, fui descobrir pela mãe dele, que nos relacionamentos anteriores era a mesma coisa. Teve muitos conflitos com parceiras. Na época sugeri a mãe dele tentar buscar tratamento ao filho dela para ajudá-lo.
Portanto mulherada...pesquisem a vida, o CPF nas passagens policiais, investiguem, analisem com a RAZÃO e nunca com o CORAÇÃO. Esse é um conselho de quem sabe muito bem o que está dizendo.
Pessoas e parceiros bons existem sim. Mas infelizmente, infiltrados entre esses, existem aqueles que poderão destruir sua vida e seus sonhos e até mesmo, tirar A SUA PRÓPRIA VIDA. (é só buscarem pelos números inaceitáveis de violência contra mulheres).
Formar uma família em ambiente tóxico, com discórdias, traições, mau exemplos para filhos(as) será mesmo que vale à pena apenas para satisfazer o "padrão e a vontade da sociedade"?
Fica a reflexão. Cada uma que pense sobre o que foi escrito nesse artigo. Essa é apenas uma das inúmeras situações vivenciadas que estarão relatadas na minha biografia e livros de AUTO AJUDA e DESPERTAR DA MINHA CLASSE FEMININA.
Cada um deve saber da sua vida sim, mas não custa alertar para que cada uma consiga analisar suas decisões de um outro ângulo.
Sem mais.
Texto : Daniela Borges
(Porto Alegre, 12 de março de 2022)
#MêsDaMulher #MulheresEmpoderadas #Respeito #Valorização