Mulheres são minoria nas ciências, por enquanto
Recentemente, vi em uma matéria que renomada pesquisadora, Theophania Chavatzia, especialista da Seção de Educação para Inclusão e Igualdade de Gênero da Unesco, realizou um estudo que aponta que as mulheres são minoria nas ciências.
O estudo aponta que apenas 28% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres, e o que mais me chamou a atenção foi a conclusão de que este baixo índice de mulheres nada tem a ver com a capacidade intelectual de cada gênero. São construções sociais que começam desde cedo, reforçadas na família e na escola, que afastam as meninas dessas áreas.
Tive a oportunidade de conhecer dezenas de brasileiras cientistas, nas mais variadas áreas do conhecimento, em palestras, como jurada do Prêmio Claudia, que possui uma categoria para esse setor, e também no Grupo Mulheres do Brasil.
É impressionante como a dedicação e o conhecimento delas ajudaram a transformar para melhor o nosso mundo, e acredito que, assim como nas empresas, as qualidades que foram permitidas à mulher desenvolver passam a valer cada vez mais no mundo corporativo e também nas áreas de engenharia, tecnologia, ciência, medicina e tantas outras que necessitam de cientistas.
Para essa virada, é fundamental a participação dos pais, para que ensinem suas filhas, mostrando que elas podem e devem entrar nessas áreas, quebrando o estereótipo de que não são tão boas quanto os homens. Não existem fatores que diferenciem as meninas dos meninos para essas atividades, somente o preconceito e os paradigmas.
Essa e outras desigualdades de gênero só trazem perdas para todos. O equilíbrio e a diversidade são as riquezas da sociedade, mas é necessário que, além do apoio dos pais, sejam criados programas de incentivo para acelerarmos a inclusão de mulheres nas ciências, para que as próximas gerações já venham despidas de preconceito e cada vez mais mulheres possam servir ao Brasil nesta e nas demais áreas do conhecimento.
Frequentou: Engenheira Sanitarista e Ambiental UNEC
6 aAs mulheres em sua maioria são observadoras, curiosas,está faltando é uma melhor orientação educacional para que elas ingressem na pesquisa científica, por parte da família e da sociedade.
Consultor de Aquisição de Talentos na Maggy | Recrutamento Digital
6 aAinda temos um longo caminho! Este artigo aqui fala bem a respeito: http://bit.ly/2Q47N1P
Salesforce Marketing Cloud Specialist | CRM | Martech Project Leader | Marketing Automation Specialist
6 aAmanda Abelardo Beserra
Parabens Luiza voce brilhou mais uma vez!!
Engenharia de Software
6 a"Essa e outras desigualdades de gênero só trazem perdas para todos". Brilhante essa parte da sua publicação.