MWC 2024: A Era da Inteligência Artificial e o Futuro das Interfaces Híbridas
Nesta semana, Barcelona foi palco do Mobile World Congress (MWC) 2024, evento que tive o prazer de participar. Este ano, a inteligência artificial (IA) dominou os holofotes, com inovações que prometem revolucionar a maneira como interagimos com a tecnologia.
Interfaces híbridas: A nova fronteira
Para mim, o ponto que mais me chamou atenção foi a rápida mudança nas interfaces de produtos, trazendo uma mistura híbrida entre interfaces conversacionais e interfaces mais tradicionais, com botões e campos estáticos. Ou seja, o futuro não será um mundo somente com chatbots, mas sim um mundo com interfaces que tragam a flexibilidade de se adaptar ao que você quiser perguntar através de prompts, porém acopladas com interfaces e produtos aos quais já estamos acostumados.
Mas o que quero dizer com isso e quais as vantagens? Melhor do que explicar, acredito que é mostrar exemplos reais. Um bom exemplo foi apresentado no stand da Microsoft, onde você podia usar o Microsoft Designer conectado ao GPT-4 e Dall-E para gerar imagens inspiradas em artistas e arquitetos famosos de Barcelona, como Gaudí e Joan Miró. Olha que legal algumas imagens que o público gerou utilizando IA (a minha foi aquela simulando a Sagrada Família por dentro, encontrou na imagem?).
No final, eles criaram uma interface que trazia alguns exemplos que você podia selecionar como inspirações, um campo para escrever o prompt e, a partir disso, geravam as imagens que mostrei acima, algo bem simples e que mostra que agora os modelos usando LLM vão estar cada vez mais acessíveis e fáceis de usar. No final, uma interface criada por um bom designer e conhecimentos básicos de prompt engineering trarão infinitas possibilidades de personalização sem a complexidade de infinitos botões.
Viu o exemplo acima? Simples, né? Agora olhe abaixo a antiga (ou atual) barra de ferramentas do Photoshop, complexa não? Olha quanta informação é preciso entender para poder manusear esse produto. A boa notícia é que esse tipo de complexidade nas interfaces deixará de existir em breve, pra mim isso é um dos melhores benefícios de aplicarmos LLMs em nossos produtos, simplificar ao invés de complicar :)
Microsoft está diversificando seu leque de produtos com IA e não somente com a OpenAI:
No MWC deste ano, o presidente da Microsoft, Brad Smith, apresentou os 11 princípios da Microsoft para o acesso à Inteligência Artificial:
Recomendados pelo LinkedIn
“Quando você junta esses princípios, acreditamos que é um grande passo à frente para conquistar e manter a confiança da sociedade.” - Brad Smith, Microsoft
Caso queira conferir em detalhes cada um dos tópicos, segue o link do blog da Microsoft (em inglês)
Destaques extras:
Fugindo um pouco da parte de AI e indo um pouco para a parte de hardwares, destaco duas apresentações de produtos interessantes que ocorreram no MWC deste ano.
Samsung Ring, o anel inteligente da Samsung:
Creio que finalmente surgiu um competidor para bater de frente com o Oura Ring. Com seu formato pequeno e repleto de tecnologias inovadoras da Samsung, o Galaxy Ring oferece insights integrados com base em dados de saúde coletados durante o dia e a noite. Embora o Galaxy Ring ainda não tenha sido lançado, ele já está impressionando o público com suas três opções de cores (preto, dourado e prata) e nove tamanhos diferentes.
Por muito tempo, utilizei relógios inteligentes como o Apple Watch e Fitbit, mas me incomodava o fato de ter que carregá-los quase que diariamente e o excesso de notificações que me dificultavam a desconectar das redes sociais e dos eletrônicos. Então, vejo com bons olhos o crescimento de novos tipos de wearables, como os anéis e óculos inteligentes.
Carro da Xiaomi:
Que a Xiaomi produz todo tipo de eletrônico já não é novidade, mas me surpreendeu ver pessoalmente um dos mais novos produtos da Xiaomi: o carro elétrico SU7. Isso mesmo, você leu bem, a Xiaomi agora também é uma montadora de veículos. É incrível a capacidade da empresa de produzir múltiplos tipos de produtos com qualidade. Com 664 cavalos e autonomia de até 800 quilômetros, o carro, além de lindo, chegou com números superiores à maioria dos elétricos disponíveis no mercado e de montadoras tradicionais e trouxe a pergunta: será que mais empresas de tecnologia irão se arriscar no mercado automotivo para bater de frente com a Tesla? Apple? Google? Samsung?
IA aplicado ao nosso dia-a-dia: A Visão da Deepdive
O MWC 2024 desvelou um futuro onde a tecnologia não apenas promete, mas já entrega transformações em ritmo acelerado. Através das interfaces híbridas, do comprometimento com a ética em IA e das inovações tanto em hardware quanto em software, estamos cruzando a fronteira para uma nova era tecnológica.
Na Deepdive , essa realidade já está sendo construída. Desde a concepção de nossos produtos, priorizamos interfaces intuitivas e soluções LLM aplicadas a desafios concretos, especialmente na simulação e treinamento para a indústria farmacêutica, e estamos super felizes com os primeiros resultados: NPS alto, usuários engajados e felizes com os ganhos de performance ao utilizar nossas soluções de simulação e treinamentos de vendas.
BizOps | Healthcare & Tech Innovation | Business Architecture | Industrial Engineer
10 mNice!
Diversity and Inclusion Lead | Global Head of Internal Communications | Community | Social impact | Mom
10 mHow was it Gustavo Comitre ?
Inovação Médica | Saúde Digital | Healthtech | Biotech | Medtech
10 mCool!
Co-founder & CCO na Deepdive
10 mExcelente conteúdo e ótimos insghts! 👏 👏 👏