Não acredite no que a sua insegurança te diz
Ontem eu tive uma conversa com um amigo sobre carreira e o que fazer após a faculdade.
De forma simplificada, ele me disse que está perdido e que não sabe exatamente o que quer "fazer" da vida. Além disso, ele ainda acompanha algumas pessoas da mesma idade que parecem ter tudo definido.
Essas pessoas estão trabalhando em empresas incríveis, desenvolvendo coisas novas e ele simplesmente está lá, perdido e sem ideia do que fazer.
Te contando um pouco da minha história, eu entrei na área de dados em novembro de 2021. Eu tinha pouca experiência prática com o assunto e passei os primeiros 3 meses inseguro da minha capacidade e acreditando que falharia de forma excepcional.
Pensar em desistir e questionar minha competência era (e ainda é) algo diário.
Em maio de 2022, eu recebi uma avaliação do meu desempenho durante os últimos meses. A avaliação possui notas de auto avaliação e de sua pessoa gestora. Todas as minhas notas eram menores ou iguais as notas de minha gestora.
Se, em algum momento, você já sentiu que eu sei o que estou fazendo ou que me sinto seguro quanto a minha carreira e meu futuro, você é o único. Eu não me sinto e nunca me senti assim.
É fácil se comparar
É muito fácil olhar algo pequeno e extremamente específico da vida de outra pessoa e julgar todo o seu valor com base nisso. Nossas histórias são diferentes, nossos objetivos são diferentes e nossa sorte ao longo da vida foi diferente.
Se comparar é o caminho mais fácil para duvidar do seu potencial e se sentir inseguro. Por mais tentador que seja, desconfie das armadilhas da insegurança.
Recomendados pelo LinkedIn
A incerteza faz parte
Eu não tenho certeza se estou na área certa, se vou continuar nela daqui a um ou dois anos, se estou fazendo o meu melhor ou se estou perdendo meu tempo. Se você também se sente assim, estamos no mesmo barco.
Nós somos novos, temos poucas experiências e poucas vivências. Não se sinta sozinho se você não souber o que quer fazer ou como quer que sua vida seja.
Se qualquer coisa, desconfie de quem possui as respostas. Se alguém nos seus 20 ou 30 anos têm todas as respostas, sabe exatamente o que quer e como chegar lá, provavelmente algo está errado. Existe um universo que não conhecemos, um mundo a descobrir e explorar. Como pode existir tanta certeza?
E como podemos lidar com a incerteza?
Fale com as pessoas.
Tente entender e questionar o máximo possível, descubra o que faz sentido para você. Não há guia, não há resposta universal. Você é o responsável por encontrar o seu caminho.
Contudo, você não está sozinho. Divida seus anseios, compartilhe o medo, descubra como outras pessoas tomaram suas decisões.
Após juntar o máximo de informação possível, tome uma decisão. Não vai ser uma decisão perfeita, mas será a melhor decisão que poderá tomar no contexto que está.
Quando não agimos, nos sentimos ansiosos por não estarmos fazendo algo e essa ansiedade nos impede de realizar algo. Esse ciclo vicioso pode se retroalimentar de formas impressionantes.
Comece com algo pequeno, mas entre em movimento.
Com o tempo, você irá perceber que o mundo, apesar de caótico, não é tão terrível e que é possível alcançar grandes coisas mesmo com a incerteza.
GPM no iFood | PhD em Filosofia | Top Voices LinkedIn | 🏳️🌈
2 aQue texto incrível Ale, falar com as pessoas é a chave de solução para a maioria dos nossos problemas mesmo. Tentamos resolver tudo sozinhos, mas nisso não vemos como as pessoas são capazes de nos tirar da nossa miopia e nos ajudam a enxergar aquilo que não estávamos conseguindo ver enquanto agonizávamos em nossas sensações ruins. Feliz em ver que você segue esse caminho!
Gerente de Produto Associado
2 aÓtima a forma como você conseguiu explicar esse ponto tão delicado envolvendo o trabalho, síndrome de impostor se comparar com outros e tudo mais! Além disso, fico honrado de saber que nossa conversa acabou gerando esse texto aqui! Você é um cara incrível e pelo pouco que me mostrou, um profissional melhor ainda. Tenho certeza que todo esse carinho e dedicação que você tem vão te levar muito longe! Conte comigo! Abraço
Business Controlling Analyst | BTG Pactual
2 aQue orgulho você compartilhando esse coração grande e humano com o mundo! Te admiro demais
Analista de Dados | Analista de Business Intelligence (BI) | SQL | Python | Power BI | Tableau
2 aBoa, compartilho dos mesmos pensamentos, obrigado por compartilhar.
Educação | Políticas Públicas
2 aNessa trilha louca da vida, acho que minhas experiências são quase que espirais de tantas curvas que fui fazendo ao longo do tempo. E, de repente, quando a gente menos espera, e onde a gente menos espera, a gente se encontra 🍀