Não faça reclamações, faça sugestões!
Não faça reclamações, faça sugestões!
Quando algo nos incomoda no âmbito profissional é importante primeiramente refletir a respeito. Nosso primeiro instinto é muitas vezes assumir uma posição defensiva, acusando o outro como causa do nosso problema ou insatisfação. No entanto, sendo nossas ações assertivas os outros não terão o poder de impedir o nosso sucesso.
É preciso, sobretudo, olhar para dentro de nós mesmos. O que estamos fazendo ou deixando de fazer que possa estar dificultando nosso sucesso?
Na maior parte das vezes o segredo estará em mudar nossas próprias atitudes. No entanto, quando chegamos à conclusão de que realmente algo no ambiente precisa ser alterado para que possamos atingir resultados melhores é preciso fazer isso da forma mais assertiva possível:
1. Nunca façamos reclamações! As reclamações nos colocam em uma posição de vítima. Incondizente com a imagem de um profissional capacitado. Ao invés disso, pense sobre o quê precisa ser melhorado e se disponha para melhorar!
2. Sempre que precisar sugerir alguma mudança dirija ela a quem tem o poder da decisão. Qualquer coisa diferente disso é disseminar aos quatro ventos uma informação que além de não atingir o alvo, poderá fazer pior: chegar distorcido aos ouvidos de quem poderia te ajudar.
3. Quando for sugerir uma mudança não foque no que o cenário atual possui de problemas. Afinal, se está da forma atual alguém deve ter decidido isso e você pode estar falando com o próprio autor. Assim, prefira ressaltar os benefícios da mudança para aquele momento específico, o quanto é apropriado para o cenário atual, sem desmerecer como foi feito no passado.
4. Esteja isento de emoções negativas! Não faça isso em forma de desabafo, de reclamação ou com teor de frustração. Isso denota baixa resiliência. Habilidade extremamente necessária em tempos de crise e valorizada em qualquer organização.
5. Tenha em mente que qualquer ideia, por melhor que lhe pareça, pode não corresponder às necessidades ou expectativas do coletivo. É importante saber aceitar que o que lhe parece bom pode não ser visto por todos da mesma maneira. Quem quer trabalhar movido pelas próprias ideias individuais, precisa abrir seu próprio negócio. Mesmo assim, se o fizer perceberá que para ter sucesso ainda precisará valorizar as diferenças e saber extrair o máximo potencial de todos que pensam diferente!