Não necessita de um Plano? Pense outra vez...
Um estudo real pelo Centro para a Liderança Empreendedora Kauffman indica que as empresas com um plano de negócios escrito têm 50% maior crescimento de vendas e margens de lucro bruto de 12% mais altos. Há várias desculpas para não ter um plano de negócios. Listamos as quatro mais comuns que encontramos:
1. Os planos de negócios são para quem inicia um negócio! Ou quando precisa de um investimento ou empréstimo. Consideramos que o seu plano de negócios deve ser muito mais do que apenas uma evidência para uma entidade externa. Se reconhece que é útil para mostrar que vale a pena o investimento então também deve ser útil para mantê-lo no caminho certo para os seus objectivos. É importante que faça uma reflexão e decida que estratégias vai usar em 2017. Digerindo as aprendizagens dos últimos anos e reavaliando o qual caminho que quer fazer.
2. Se eu tenho o plano na cabeça, porque deverei escrevê-lo? Quando tem uma pequena empresa – e é assim que quer manter - então é aceitável. Ainda que, entendemos nós, arriscado. Se por outro lado quer que o seu negócio cresça pode ser um obstáculo real não ter um plano de negócios escrito. Recordamos a frase do primeiro paragrafo... 50% no crescimento e 12% nas margens nas empresas que têm planos de negócios escritos! Sabemos que escrever um plano de negócios em si não é suficiente. O plano de negócios é um começo! Para, por exemplo, equacionar os ajustes a fazer nos processos para que o seu negócio possa funcionar sem a sua intervenção constante.
3. O meu problema não é o plano de negócios, mas a sim a realidade da minha área! Acredite, não necessita ficar retido ao estado do negócio ou às suas competências. Muito frequentemente é, na verdade, na estrutura do negócio que está a questão analisar. Quando é o único responsável por tudo, pode parecer que o modelo do seu negócio e a suas competências são a mesma coisa. E por isso é fundamental que escreva um plano de negócios - separando o modelo de negócios e, em seguida, começar a trabalhar o seu plano. Uma vez escrito, vai descobrir que pode facilmente percepcionar o que precisa mudar, libertando-se da pressão que muitas vezes coloca em si mesmo. O crescimento real vai acontecer... e o seu stress vai baixar!
4. O meu negócio muda a cada semana. Para quê escrever um plano de negócios? Se o seu plano de negócios se torna inválido após algumas mudanças, então está a escreve-lo de forma incorrecta. Talvez esteja a escrever uma lista de "desejos" e não objectivos reais e realizáveis. Um plano deve ajudá-lo a avaliar o estado actual, como se enquadra na sua indústria, e a priorizar os seus passos mesmo na eventualidade de surgirem mudanças. Não deverá ser algo rigido mas sim uma indicação de onde está e para onde quer ir. Identificando as estratégias que o vão ajudar a manter-se no caminho certo, não importando as colisões...
A verdade é que não se trata somente de ter um plano de negócios mas sobre o quão importante é aprender a planear. Dessa forma pode resistir a qualquer a incerteza que surja no seu caminho.
Votos de um Feliz Ano Novo!
PS: se ficou interessado em saber como executamos um plano que assegure crescimento do negócio incluindo análise de Marketing, Vendas, Gestão da Equipa, Produtividade, Eficiência, Mais Lucro... junte-se a nós este sábado no Hotel da Música no Porto. Contacte para mais informações.