Não subestime o tempo, mas que isso não te impeça de viver.

Não subestime o tempo, mas que isso não te impeça de viver.

Você já parou para pensar qual a coisa mais preciosa da sua vida? Muitos dirão o amor, a saúde, a liberdade, mas nada adianta se não tivermos tempo, seja para viver, para planejar ou realizar. E apesar do tempo ser incerto e incontrolável, muitas pessoas ainda o subestimam.

O tempo é uma cria que passa a ideia de presente, passado e futuro. E dentro dessa ideia, temos diferentes perfis de pessoas e estilos de vida. Temos aqueles que vivem planejando, pensando, preocupados com o futuro. Temos aqueles que ainda vivem de museu, sempre presos ao passado, pensando no que já aconteceu, como poderia ter sido. E temos os que vivem somente o hoje, muitos do slogan “a vida é uma só”.

Como diz na música da Legião Urbana: “todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou, mas tenho muito tempo, temos todo o tempo do mundo”. Certamente o que já foi, já foi. Mas o que está por vir, quem garante que existirá? E ironicamente quando perdemos alguém, usamos frases como “a vida é um sopro”, “era tão jovem”, “tinha uma vida toda pela frente”. Mais uma vez a vida se foi, subestimamos o tempo.

A verdade é que ninguém sabe sobre o dia de amanhã e que não existe certo ou errado em como você encara o tempo, por isso, o mais importante é valorizá-lo e investi-lo da melhor forma. Pois é ele “o melhor remédio”, é aquele que “só o tempo vai dizer”. Mas se não o controlamos, por que estamos há todo momento nos preocupando com o que pode ou não acontecer?

Porque somos seres humanos e é normal sentirmos isso, pois precisamos nos preparar para o dia de amanhã, mesmo sem saber se ele virá. Mas temos de tomar cuidado, porque a preocupação em excesso pode nos levar à ansiedade, aos problemas de saúde mental e emocional. E aqui está o ponto chave que nos leva à reflexão: a forma que escolhemos como usamos nosso tempo, para quais pessoas e quais situações o dedicamos, nos leva a termos mais ou menos preocupações em nossas vidas.

O fato é que o tempo é uma duração relativa das coisas e de situações e não podemos subestimá-lo, pois tudo pode mudar quando menos esperarmos, entretanto, não devemos deixar que essa incerteza nos impeça de fazer as coisas enquanto estamos vivos, enquanto temos chance de viver o novo, o que significa podermos fazer novas escolhas que determinarão nosso futuro, mesmo sem saber se o teremos. Pensando nisso, deixo aqui algumas dicas que podem nos ajudar a refletir sobre como podemos investir melhor nosso tempo e valorizá-lo mais em nossas vidas.

1) Controle o que está em suas mãos: na vida você não fará somente o que gosta, pois temos obrigações e isso faz parte. Mas, tudo o que está em suas mãos, controle da melhor maneira possível, onde gasta sua energia, dedica seu tempo e atenção, para quem dá liberdade e em quem confia.

2) O passado não volta: está na hora de deixar alegrias e tristezas para trás. É importante lembrar do que foi bom, pois as boas lembranças levam à esperança nas horas ruins, mas está na hora de olhar para frente e viver o novo enquanto é possível.

3) Nunca é tarde para começar e/ou recomeçar: se você ainda respira, é porque tem chances, independentemente da idade ou da fase que está vivendo, não postergue aquilo que você ainda tem vontade de fazer, comece hoje.

4) Não se compare: apesar de termos as mesmas 24 horas por dia, cada pessoa possui uma experiência e está em uma fase diferente. Coloque algo na sua cabeça: você não precisa estar casado aos 25 anos porque seu primo casou nem precisa se formar aos 21 anos porque todo mundo se formou. Respeite o seu tempo.

5) Filtre pessoas e experiencias: ouvir diferentes experiências pode servir como referência, inspiração e até como não fazer, mas não deixe que pessoas ou experiências ruins frustrem seus planos nem que experiências boas pareçam maiores ou menores que a sua, cada um tem uma definição de sucesso e grandeza.

Bruna Morais Oliveira

Coordenador de Marketing no Grupo Boticário

4 a

Inspirador 👏🏻👏🏻

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos