“NÃO TENTE CRIAR RAÍZES ONDE VOCÊ NÃO É REGADO!”

“NÃO TENTE CRIAR RAÍZES ONDE VOCÊ NÃO É REGADO!”

A imagem acima, com o texto de autoria do André Castelo, da empresa Up Capital Humano, me chamou muito a atenção! Achei simplesmente fantástica a frase!

Hoje, eu li um post muito interessante do escritor Max Gehringer com o título: “Quais foram os erros que você cometeu na carreira?” – Ele mesmo passa a responder sobre seus próprios erros e, um deles, foi: “Esperar demais. Fiz isso uma vez. A cada dia surgia um novo indício de que ali não era meu lugar, mas levei 2 anos até tomar a decisão de sair.”

Não importa se você trabalha numa empresa que seja considerada “A Maior”, a que mais cresceu no mercado, pois a empresa que você precisa é aquela que, verdadeiramente, TE VALORIZA, aquela que ‘TE REGA’, ou seja, aquela onde você, de fato, é valorizado como profissional e respeitado como ser humano.

Ontem eu recebi um print de uma tela do WhatsApp de um colega onde o Gerente Distrital da empresa que ele trabalha, chamou a equipe toda dele de “legião de idiotas”, pois ele, Gerente Distrital, perdeu 15% do prêmio mensal por causa de alguns critérios do PEX (Programa de Excelência implementado na empresa) que não foram atingidos pela equipe. Isso aconteceu numa das maiores empresas do ramo em questão. Na verdade, ele xingou a si próprio, pois é o líder da equipe que ele mesmo classifica como “legião de idiotas”.

Daí, veio à minha mente, exatamente a frase do André Castelo que exprime o tema deste post: “NÃO TENTE CRIAR RAÍZES ONDE VOCÊ NÃO É REGADO!”

Junto com essa frase, resgatei nos meus arquivos pessoais, outra frase fantástica do Prof. Mário Sérgio Cortella, publicada na Revista Exame: “Ninguém fica num local apenas por causa do salário, mas sua permanência é também pela capacidade de enxergar a finalidade positiva do que faz, do reconhecimento que obtém, do bem-estar que sente quando seu trabalho é valorizado e se percebe ali a possibilidade de futuro conjunto.”

Nesse sentido, ouso a apelar para o bom-senso, para o equilíbrio que todos nós precisamos ter. São eles:

1.      NÃO HÁ EMPRESA PERFEITA: Nenhuma empresa que eu, ou qualquer um de nós, venhamos a trabalhar, se ajustará perfeitamente à nossa forma de pensar nem compartilhará de todos os valores que nós compartilhamos. Portanto, temos que usar de muito bom-senso e equilíbrio para sermos razoáveis naquilo que esperamos de uma empresa, assim como o inverso também deve ser verdadeiro.

2.      RECONHEÇA SEUS PRÓPRIOS LIMITES E DEFICIÊNCIAS: O autoconhecimento é fator fundamental para o sucesso profissional de todos nós, sem exceção. Saber seus limites, suas deficiências, seus gaps pessoais e profissionais, o ajudará a ser equilibrado tanto no que espera da empresa que trabalha como de você mesmo. Isso evita frustrações pessoais, pois não teremos uma expectativa tão alta que seja impossível de ser alcançada.

3 . NÃO SE ACOMODE POR CAUSA DO SALÁRIO: Trabalhar somente para ter um bom salário as custas de impactos emocionais destrutivos, como os que citei no caso desse gestor incapaz quando chama sua própria equipe de “legião de idiotas”, leva a um estresse que pode lhe custar a saúde e, acredite, salário nenhum desse mundo vale a saúde de ninguém. Por isso, enquanto trabalha numa empresa que ‘não te rega’, faça o seu melhor, mas não perca nem um dia sequer para “dar no pé” e encontrar outra empresa que melhor se adapte, de forma razoável, aos seus valores e objetivos pessoais e profissionais. NÃO SE ACOMODE.


Excelente matéria, que nos leva a reflexão 

Carla Samara Ferreira

Propagandista Vendedora EMS | Indústria farmacêutica | Vendas | Comercial | Produtos farmacêuticos

3 a

Parabéns pelo artigo, descreveu muito bem sobre questão de valores e reconhecimento, e ficar onde ambos são atingidos faz todo sentido!

Excelente matéria, nos faz refletir sobre a realidade e também sobre as prioridades.

Alex Aponario Julio

Analista de Segurança da Informação | Analista de Infraestrutura de TI | ISO 27001 / 27002 | ITIL | LGPD | PDPE | DLP | LGPD | FIREWALL | Políticas de Segurança | Controle de Acesso | Resposta a Incidentes

3 a

Muito apropriado Wagner Sanches...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Wagner Sanches

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos