Não vais acreditar nesta história
O que te vou contar de seguida aconteceu à cerca de 2 anos e, ainda hoje, recordo-me do impacto que teve na minha vida. Foi um acontecimento surpreendente e que mostra o potencial do seu humano.
Certo dia recebo um telefonema de uma pessoa amiga a pedir-me ajuda. Marcamos um café e disponibilizei-me para escutá-lo. Estava desesperado, desempregado e com a renda da casa para pagar, e os rendimentos disponíveis a escassearem. Já não sabia mais o que fazer. Ele dizia-me,..”já fui bater a tantas portas, ninguém está a contratar, tudo parece negro e sinto-me a desistir de procurar”. Eu retorqui para ele perguntando o que ele procurava exactamente. Um trabalho, qualquer coisa serve, dizia-me ele. E eu mais uma vez perguntei-lhe,..”e qualquer coisa é o quê?”. Ele volta-me a responder dizendo que quer encontrar um trabalho e o que viesse era bem vindo.
Por momentos lembrei-me da história do turista que foi viajar e que ao chegar à bilheteira pede um bilhete de avião. A funcionária muito educadamente pergunta para onde quer viajar e o turista diz-lhe que não sabe, qualquer lugar serve. Isto faz-me pensar,… quando tu não sabes claramente o que queres, como é que vais lá chegar?
Voltei a questionar o meu amigo,..”Qual é o teu sonho?”, ao que ele respondeu já um pouco exaltado, com os olhos mais arregalados e numa postura mais agressiva,..”achas que estou preocupado com os meus sonhos, eu quero é trabalhar, qualquer coisas serve, isto não está para sonharmos, mal para sobreviver”. Depois de alguma insistência e algumas estratégias lá começou a descrever alguns dos seus sonhos, nomeadamente na parte profissional, com datas definidas e a elaborar tarefas para concretizar esses objectivos. Um ano depois volto a estar com ele e a surpresa acontece. Com uma outra atitude e vontade diz-me que ia sair do 2 emprego que tinha conseguido porque o patrão havia prometido determinadas condições e não estava a cumprir com a palavra e que já tinha em mente outro local onde ia ser entrevistado e que sabia que iria ficar, e com muito melhores condições laborais.
Foi um choque para mim esta mudança, foi como da água para o vinho o que se tinha passado num espaço de um ano.
Quando tu mudas, tudo à tua volta muda.
Essa tinha sido a sua grande mudança. Até lá esperava e desesperava para que as coisas mudassem e ficava dependente do balanço da maré, imaginava tudo negro e falava de tudo de forma mais negativa e, curiosamente, contrário ao que pretendia. Até que um dia decidiu agarrar no volante da sua vida e focar-se mais no que pretendia, no seus sonhos, trabalhando para eles e fazendo tudo o que estivesse ao seu alcance para concretizá-los.
Pensa nisto,… toda a mudança acontece de dentro para fora, começa em ti e muda o que está à tua volta!
Excelente dia!
—-» www.atitudesparavencer.com
Procurement Manager @ Bloq.it // Building the future of smart lockers
9 aMuito bem! Um conselho: o conteúdo importa tudo mas a forma é que passa a mensagem. (Tem de escrever, rever, editar, rever e só depois publicar...)
Curious Knowledge.
9 aSem dúvida! :-)