“Na atual conjuntura, tô aceitando qualquer coisa!”
Esta foi a frase que ouvi hoje pela manhã em um programa de rádio depois de a pessoa anunciar que esta desempregada há mais de 6 meses. É a mesma frase que ouvi de uma de minhas clientes quando iniciamos seu processo de mudanças através do coaching.
Um processo que começou turbulento porque ela estava já sendo diagnosticada com depressão. Porém assim que começamos ela se deu conta de algumas coisas bastante importantes e é sobre isso que quero contar.
A pessoa do programa disse que estava cansada de ser desempregada e por isso já estava aceitando qualquer coisa. Trabalhou por mais de 20 anos como comissária de bordo e agora no auge de seus 45 não encontra mais emprego.
Não tenho competência para questionar o status quo dela, porém naquele momento a frase que usei com minha coachee, e que ela diz que mudou a vida dela, veio na minha cabeça:
“ok, isso não está sobre o seu controle!”
No caso da pessoa da rádio ela disse que as empresas aéreas não contratam pessoas próximo aos 50 anos.
“mas o que você pode mudar com relação ao que está buscando e que está sob seu controle?”
Acho que aqui esta o segredo para não aceitar qualquer coisa.
Não sei quanto a área desta pessoa, mas a minha cliente percebeu que se aceitasse qualquer coisa iria ficar ainda mais infeliz, aliás durante o processo ela aceitou – com a justificativa que precisava muito do dinheiro, aceitou um trabalho como auxiliar de portaria escolar – e ficou extremamente infeliz por 1 mês que foi o que conseguiu ficar no tal emprego. Aquela foi a deixa para eu seguir com ela dentro da linha que gosto de trabalhar os processos de mudança.
O primeiro passo é olhar para o que é importante, o que tem valor e daí entender o que pode ser controlado ou não na busca pelo tal novo emprego ou o tal relacionamento, ou a tão sonhada promoção, ou a mudança para o outro país. Não importa qual seja a mudança, sempre haverá fatores, aqueles que são muuuuitoooooo importantes - e porque não dizer inegociáveis - para nós e que estão sob nosso controle. E aqueles fatores que estão fora de nosso controle e que precisamos olhar e considerar para mudar a forma com que estamos fazendo nossa busca.
Quando fiquei desempregada, olhei com muito carinho para o que era importante para mim e nas oportunidades que apareciam – e nas que não apareciam – eu ia o tempo todo verificando o que precisava mudar, tanto nos requisitos que eu estava buscando quanto nos requisitos que o mercado buscava. Resultado, encontrei na época um emprego que me deu o Status que eu queria, mas que me levou o tempo que eu não tinha imaginado que me levaria.
Já parou para pensar que nem sempre definimos de forma clara e precisa o que realmente importa quando estamos buscando algo?
E por isso acabamos na máxima do tô aceitando qualquer coisa quando na verdade esta qualquer coisa não nos fará feliz.
O que realmente importa para você neste momento?
Avalie, pois buscar um emprego – qualquer que seja ele – pressupõe um encontro e para que encontros felizes aconteçam por vezes precisamos mudar algo em nós.
Se precisar de apoio profissional, conte comigo e tal qual minha cliente não aceite qualquer coisa... Hoje ela trabalha feliz e me disse que a melhor coisa foi ter entendido que ela poderia controlar muitas coisa e principalmente que poderia escolher !!!! E escolher com aquilo que era importante para ela.
Não é demais?
Eu sou a Cláudia Bárros, especialista em gestão da mudança e transformação pessoal, profissional e organizacional e dentre os conhecimentos utilizo nos processos a filosofia traz um arcabouço incrível com conteúdo que faz sentido pra mim. Acredito muito que só conseguimos ser plenos quando estamos integrados, quando acolhemos e integramos todas as partes da GEOMETRIA DO SER que somos. Eu te convido a visitar meu site www.geometriadoser.com.br conhecer um pouco de mim, do meu trabalho e se estiver precisando de ajuda no seu processo, no processo da sua equipe ou se gostaria simplesmente de se conhecer mais, manda uma mensagem, vou amar poder lhe ajudar a se transformar!
Mentor de Coaches e Negócios | Master Coach | Master PNL | Palestrante | Professor | Empresário | Especialista em Comunicação, Liderança, Gestão de Tempo, Inteligência Emocional, Feedback e Análise Comportamental
6 aSábias palavras e reflexões! O medo do esforço e de sair da zona de conforto para focar no que queremos e precisamos nos faz citar tais frases como "tá bom", "vou levando", "mais vale um pássaro na não do que dois voando" entre outras que colocam o mediano como sendo o excepcional e assim vamos levando. Parabéns pelo artigo e pelo compartilhamento. A VIDA É BOA!
Médica | Acupuntura | Manejo do estresse | Meditação para saúde | Slow Medicine | Meditação e Manejo de Estresse em empresas | Palestras e Educação em saúde
6 aPerfeito, Cláudia! Ainda hoje comentei sobre isso com uma coachee. É importante entender o que você pode controlar - e decidir como fazer a mudança - e perceber o que não está sob seu controle - e escolher como agir com relação a isso.
Associate, Client Services - Energy, Climate and Resources na Eurasia Group
6 aQuase caí nessa armadilha...
Gerente de relacionamento | Área Comercial | Atendimento ao cliente | Psicologia Organizacional | Marketing Digital
6 aAdorei a abordagem. A cada dia que passa tenho mais certeza que o autoconhecimento e fundamental. 👏👏👏