NADA SERÁ COMO ANTES: 5 dicas de comunicação para retomada das atividades econômicas
Neste dia mundial da fotografia, uso (com autorização expressa do autor) essa foto de Pedro Nunes, ao retratar a imagem de seu Antônio do Caixão, da velha guarda do afoxé Filhos de Gandhy. Os traços fortes da imagem revelam as mãos da experiência, em forma de oração, e nos inspiram a refletir: - como será este mundo após esta pandemia? - Como devemos nos comunicar? - Qual será o tom da vida?
Se te dissessem a cinco meses atrás que o mundo viraria de cabeça para baixo, a economia ficaria congelada, as ruas vazias e os planejamentos estratégicos jogados para o ar, você acreditaria? - Pois isso aconteceu! E este foi um dos principais ensinamentos que 2020 deixará.
Tudo estava indo muito bem… E em meio à rotina corrida chegou a pandemia. No início foi difícil acreditar. Mas ela estava ali. Começou a mostrar a sua força e parou o planeta.
De uma hora para outra todo mundo teve que se reinventar. A pandemia ofereceu a possibilidade de se investir em novos rumos, em meio a "um mundo polarizado". Por vivermos em um mundo polarizado, passamos e vivenciar uma crise que vai além das perdas e mortes provocadas pelo coronavírus. As ideias e conceitos começaram a cair por terra. Os paradigmas da comunicação foram quebrados, e o desafio da criatividade, da reinvenção, do re-planejamento, de um novo olhar, de um novo fazer virou imposição para a sobrevivência.
E assim passou a caminhar a humanidade… no mundo da comunicação, das relações públicas, e do marketing, mais ainda!
Por isso listei algumas dicas que mostram o quão importante será investir em comunicação no pós pandemia. O objetivo é abrir o seu olhar para um investimento que pode custar a sua sobrevivência.
- Parafraseando o poeta Lulu Santos: “Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia”. Nada será como antes! Tudo será diferente e você precisa está preparado para este momento em que as fórmulas pré-concebidas estão sendo questionadas;
- Estamos vivendo um momento delicado e é preciso que as marcas se posicionem de forma humanizada, transparente, mostrando que falhas ou erros são sucessíveis. Todos precisam estar dispostos a mudar;
- Explorar um mundo virtual, será vital. As pessoas já estavam migrando para o mundo digital antes da pandemia. Depois da quarentena, este fluxo cresceu exponencialmente. A partir de agora, não existe comunicação sem estratégia de digital.
- É fundamental construir uma estratégia capaz de levar a informação e a sua marca da melhor maneira para o consumidor. Por isso é importante investir em análise e diagnósticos precisos. Se ligue! Sabemos que nem todas as empresas estão preparadas para isso.
- E a dica mais importante! Saia da caixa! Se reinvente! Esqueça os manuais e fórmulas prontas. Busque referências, olhe além do horizonte, saia dos limites, e planeje. Se permita a questionar o que planejou, desconfiar do que criou, não se contente com as primeiras ideias, se for o caso, não se prenda jogue fora, sem preguiça, refaça. Até chegar a uma solução que seja inovadora, e atenda as necessidades propostas.
E... para encerrar... reflita sobre a vida... ouça o silêncio... siga o coração... faça como seu Antônio do Caixão, olhe para o alto, e siga em frente!