Navegando na Complexidade da liderança: Quatro Competências Cruciais para os Líderes e C-Level do futuro
Os cargos de liderança, incluindo os de alta gerência, conhecidos como C-levels, estão enfrentando um ambiente empresarial em constante evolução. Impulsionados por desafios sem precedentes, como a pandemia, disrupções tecnológicas e a urgente necessidade de sustentabilidade, os líderes de hoje precisam requalificar e adaptar suas competências. Este artigo explora quatro características fundamentais que os executivos devem cultivar, apoiadas por pesquisas acadêmicas, exemplos de corporações multinacionais e estratégias aplicáveis para líderes de PMEs.
Adaptabilidade e Flexibilidade
Uma pesquisa da McKinsey aponta que um estudo abrangente de 2020, evidenciou que a adaptabilidade tornou-se um divisor de águas durante crises como a COVID-19.
Como case de sucesso, a Microsoft, sob a liderança de Satya Nadella, acelerou o desenvolvimento e a implantação de sua plataforma Teams, capitalizando a necessidade de trabalho remoto. Enquanto isso, líderes de empresas menores podem fomentar a adaptabilidade permanecendo ágeis, descentralizando a tomada de decisões e incentivando uma cultura de aprendizado contínuo.
Proficiência Digital e Compreensão Tecnológica
Já o estudo "2021 CEO Imperative Study" da EY destacou que a tecnologia está no topo da agenda dos CEOs. Posso citar como case a Netflix, que utilizou big data e Inteligência Artificial para personalizar conteúdos, impulsionando o engajamento dos usuários.
Em pequenas e médias empresas a liderança deve considerar a adoção de ferramentas de análise de dados para otimizar as finanças, entender as tendências e prever demandas, podendo assim melhorar o dimensionamento e reduzir o desperdício com estoques ou ociosidade.
Recomendados pelo LinkedIn
Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
O Fórum Econômico Mundial colocou uma ênfase significativa nos critérios ESG como um novo paradigma para o sucesso empresarial. A Tesla, Inc. desponta como case, estando na vanguarda da inovação sustentável, concentrando-se em desenvolver produtos baseados em energia limpa e mobilidade elétrica.
Engana-se quem pensa que essa necessidade não cabe aos pequenos e médios negócios. Algumas iniciativas podem ser facilmente aplicadas, como incluir fontes de energia renovável para seu processo produtivo, ir além do requisito mínimo, buscando o bem estar real e a qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho, se envolver de forma ativa na comunidade que está inserida, atuando em uma escala de acordo com o seu tamanho e recursos.
Liderança Inclusiva e Diversidade
A Deloitte, no "2021 Global Human Capital Trends", ressaltou a importância da diversidade para melhorar o desempenho e a inovação. A Google tem feito esforços para aumentar a transparência e melhorar a diversidade em seus escritórios e as PME's não deve ficar de fora dessa. Implementar práticas de contratação equitativas, desenvolver programas de treinamento, preparar os profissionais para conviver em um ecossistema diverso, capacitar profissionais para transitar entre gerações e criar uma cultura que preveja a inclusão são ferramentas e iniciativas que estão disponíveis para todos.
O fato é que estamos vivendo em um cenário que exige uma redefinição da liderança. Para líderes, isso significa a incorporação de adaptabilidade, proficiência digital, compromisso sustentável e liderança inclusiva. Ao olhar para gigantes globais, líderes de empresas menores podem encontrar inspiração e estratégias práticas aplicáveis ao seu próprio contexto. A liderança eficaz do futuro será definida não apenas pela capacidade de navegar pela mudança, mas também pela habilidade de antecipá-la e moldá-la.
#Liderança #Futuro #Impacto #Clevel
Especialista Seguro Garantia na GemAway Seguros | Desenvolvimento Estratégico de Negócios, Gestão de Seguros
8 mLuiz, obrigado por compartilhar!