NFL Draft: quanto vale uma escolha?

NFL Draft: quanto vale uma escolha?

No último final de semana, foi definido mais um Draft da NFL, a liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos. Apesar deste ano ser um evento como qualquer outro, traz alguns fatores e personagens interessantes a serem explorados mais a fundo. Você sabe, por exemplo, como e por que surgiu o Draft? Quantos atletas amadores conseguem alcançar o alto nível? Qual a curiosa história do vencedor de 2019? Tudo aconteceu a partir de escolhas.

No começo da década de 30, a NFL já tinha seus times favoritos e cada jogador era livre para assinar com quem quisesse. Com isso, as jovens promessas acabavam indo para os principais times, tornando-os cada vez mais fortes. Para diminuir a disparidade, os donos das equipes resolveram se reunir e criar um sistema de distribuição desses jogadores. A ideia proposta por Bert Bell, dono dos Eagles a época, era dar prioridade de escolha para os clubes com pior campanha na temporada anterior. Funcionou tão bem que outros esportes passaram a usar o mesmo esquema anos mais tarde.

Com o tempo, o mundo passou a acompanhar o evento e fazer suas apostas. Neste ano, o encontro aconteceu em Nashville, Tennessee. Cerca de 100 mil fãs se reuniram nas ruas da cidade para acompanhar o resultado! É incrível como a escolha de jogadores universitários pode movimentar tanto dinheiro e gerar enorme audiência. Lembrando que esse é apenas o primeiro contrato: eles podem vingar ou não como profissionais. Não importa: para o consumidor, a emoção já está garantida!

Só para se ter uma ideia da magnitude dessas escolhas, vejam a pesquisa abaixo realizada pela NCAA (principal liga universitária dos Estados Unidos) em 2018. No país, existem mais de 7 milhões de atletas-estudantes em high schools, considerando todos os esportes. No caso do futebol americano, mais de um milhão! Menos de 7% chegam a jogar no ensino superior (73,700) e apenas 1,5% se tornam profissionais. O funil é imenso e a expectativa para os fãs, enorme!

O grande vencedor de 2019 foi Kyler Murray, jogador de beisebol e futebol americano pela Universidade de Oklahoma. Ele é um desses super atletas, bons em mais de um esporte. Chegou a ser escolhido no Top 10 do Draft em 2018 para jogar beisebol pelo Oakland Athletics na MLB (liga profissional dos Estados Unidos), um contrato inicial de R$ 18 milhões. No entanto, recebeu autorização da equipe para jogar mais um ano de futebol americano amador no esporte universitário e tentar seu maior sonho: entrar no Draft da NFL no ano seguinte.

O caminho era muito difícil, porém não impossível. Murray tinha acabado de passar uma temporada inteira na reserva do melhor jogador do campeonato, o quarterback Baker Mayfield. Porém o jogo virou e teve um ano espetacular, sendo também eleito o atleta número um por sua performance. Final da história: acabou sendo a primeira escolha do Arizona Cardinals, da NFL!

Quanto vale uma escolha? No caso de Kyler Murray, um novo contrato e um sonho realizado. Desta vez, de R$ 177 milhões.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos