Nota sobre saneamento e história
Aproveitando a experiência de 35 anos atuando no setor de saneamento como gestor e em entidades como ABES e AESBE, apresentamos mais uma nota histórica sobre saneamento, para lembrar um pouco desta história do saneamento nacional.
Aproveitem! Conheçam! Aprofundem seus conhecimentos com base em fatos reais do Brasil.
PRIVATIZAÇÃO EM PAUTA...EM 1999
A revista BIO/ABES, edição nº 10 de Abril/Junho de 1999, destacou em sua capa o título:
Nada de novo ou diferente do que se discute, divulga ou se interpreta hoje.
Da página 34 a 40, podem se destacados pontos como:
- Opinião do então Secretário de Desenvolvimento da Presidência da República, Sr. Antônio Sérgio Cutolo, que afirmava:
- O então presidente da ABES, Sr. Antônio Masiglia Neto, registrava que:
- As estratégias do Governo Federal eram conduzidas também no Congresso Nacional onde os Deputados Federais Roberto Brant (PFL/MG) e Paulo César Hartung Gomes (PSDB/ES), preparavam um substitutivo para o PL 266 de autoria do Senador José Serra, na época Ministro da Saúde. Seguem-se alguns pontos da matéria:
Salvo o caso da titularidade, entendido muitos anos depois e após a lei nº 11.445/2007, outros temas estão na pauta de hoje como a regulação e sua aplicação.
A ineficiência das Companhias Estaduais de saneamento e suas incapacidades de pagamento e endividamento, eram também motivos utilizados na época. Os investimentos eram também considerados como mais atingíveis se os privados assumissem a operação.
Do lado contrário, a visão também mudou pouco e se observa pelo exposto na opinião do então presidente da ABES, que o saneamento estava sendo desprezado em nome de uma medida meramente financeira.
Como a matéria era longa, fica a opinião do Deputado Estadual de São Paulo, Sr. Rodolfo Costa e Silva (PSDB/SP), ex-vice-presidente da ABES e engenheiro da SABESP.
Assim, em 1999, se discutia a privatização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Contribuição do Eng. Civil, MSc em Recursos Hídricos e Saneamento, Consultor.
Engenheiro Civil
5 aÓtima matéria para conhecimento!