Nova economia
A pandemia da covid-19 provocou a maior transformação econômica da história mundial dando um tombo no Brasil com mais uma recessão econômica. Nosso PIB caiu 2,5% no primeiro trimestre e 9,7% no segundo deste ano, segundo o IBGE. Vamos viver o novo normal com atividades produtivas recuperando em forma de U, pois já batemos no fundo do poço. Ainda tropeçamos em obstáculos impostos pelo distanciamento social entre pessoas, que dão uma sensação de risco, impedindo famílias de irem às compras de bens e serviços.
A economia começa a ser reaberta para bares, restaurantes, academias, hotéis, mas a um nível muito baixo do que era antes da pandemia. Paira na cabeça das pessoas a dúvida cruel se elas vão pegar essa doença ou não. Do ponto de vista da economia comportamental, o cidadão tem que medir o risco que ele vai correr. O risco é proporcional ao benefício associado a ele. A relação é de custos e benefícios. Quem vai se endividar no momento de incerteza no curto prazo?
Keynes afirmava que confiança é fundamental para a retomada da economia, entretanto não é igualmente distribuída entre os agentes econômicos. Ao ler os dados do PIB brasileiro, no segundo trimestre, notamos uma queda na produção de riqueza na indústria e nos serviços, porém cresceu na agropecuária. As famílias pisaram no freio ao consumir e os investimentos em máquinas, equipamentos, construção e ciência e tecnologia diminuíram. As despesas dos governos aumentaram com gastos emergenciais e na saúde. Isso demonstra que muitas empresas e famílias estão fragilizadas, cadeias de produção de bens e serviços interrompidas e desemprego elevado.
A nova economia é sem grandes aglomerações de pessoas, de muita valorização do planejamento financeiro, estratégico e trabalho coletivo. Quem não reinventar o futuro com base em fatos reais a partir de agora terá muita dificuldade para viver em um mundo de rápidas transformações.
Jeferson de Castro Vieira é economista, doutor pela UnB, professor de economia e mestrado em desenvolvimento e planejamento territorial da PUC-GO.