O Agora é um Presente!
Um problema cerebral fazia com que ele perdesse grande parte de sua memória e a solução apresentada pelo neurologista era sumária: uma intervenção cirúrgica. Porém, o médico o alertou:
A cirurgia reverterá integralmente o quadro e você terá a sua memória restabelecida, mas devo alertá-lo para o risco, que é grande, de você perder a visão.
Após alguns segundos de silêncio, o médico então lhe perguntou: Qual dos dois é mais importante pra você preservar: A visão ou a memória?
Sem deixar de olhar para o médico, ele respondeu com o sorriso de quem havia tomado a melhor decisão e disse:
Doutor, eu prefiro preservar a minha visão. Prefiro enxergar e desfrutar do presente, do momento que estou vivendo agora, a me lembrar daquilo que já passou.
Segundo pesquisa recente realizada pela Universidade de Harvard, passamos cerca de 47% do seu tempo pensando em coisas que não estão relacionadas ao presente, ou seja, praticamente durante metade do tempo, nós abandonamos o momento mais precioso da vida, o agora (e por isso o chamamos de presente) e nos transportamos virtualmente para outros lugares ou situações.
Independentemente de quão bom ou ruim tenha sido o seu passado,agora ele não passa de uma velha história. Ele pode até servir de base,aprendizado e incentivo para o seu presente e futuro, mas agora é apenas passado; você já não vive mais nele e tampouco conseguirá mudar o que nele aconteceu. As conquistas, metas atingidas, acertos, formações,promoções, aquisições, momentos de extrema felicidade, enfim, tudo isso já aconteceu. Assim como as decepções, angústias, erros e perdas. Isso tudo é passado.