O avanço das PMEs no Brasil
No ano de 2022 o índice de desempenho econômico de pequenas e médias empresas no Brasil registrou um avanço de 1,9% em relação ao ano anterior. Esse índice acompanha o desempenho financeiro de empresas com faturamento anual de até R$50 milhões.
O setor que teve o crescimento mais expressivo foi o de Agropecuária, que avançou 16,7% em relação a 2022. Outros setores que se destacaram economicamente foram:
- Comércio (5,5%)
- Indústria (2,1%)
- Serviços (0,9%)
A previsão para 2023 também é de um cenário positivo para as pequenas e médias empresas, principalmente as de comércio, impulsionado pelo avanço da massa de renda.
No entanto, as altas nas taxas de juros podem ser um ponto de preocupação. Isso porque esse é um fator que tende a tornar mais cara a tomada de crédito, o que afeta o poder de compra e investimentos de PMEs.
Diante deste cenário, a preocupação dos gestores e administradores de PMEs deve ser em manter um ritmo saudável de crescimento, e para isso a atenção deve estar voltada para um controle e uma gestão financeira eficiente, possibilitando análises da atual situação e o planejamento de cenários para o futuro.
Estar atento ao cenário econômico e aproveitar as oportunidades que o mercado pode oferecer é crucial para o sucesso de uma organização. Outro ponto importante é ter ao lado profissionais confiáveis que possam ajudar com as análises financeiras e apoiar levando clareza nas tomadas de decisões tanto para possíveis cortes de gastos, como para investimentos e oportunidades de crescimento.