O Brasil está mudando e você?
“Para ter sucesso verdadeiro, faça quatro perguntas para si mesmo: Por quê? Por que não? Por que não eu? Por que não agora?" James Allen, ensaísta americano (1864-1912).
Estou cansado de ouvir que o Brasil está ou vai entrar em crise, concordo que temos um grave problema de gestão publica, mas cada um de nós deve ser responsável pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional para assim tornamos o Brasil no país que desejamos.
Alguns dados apresentados na revista Exame no novo mapa do consumo demonstram o nosso potencial represado de crescimento.
Até o fim desta década, os brasileiros deverão consumir tanto macarrão quanto os italianos.
Ter o terceiro maior mercado de carros do mundo.
O consumo de cerveja, que era metade do alemão em 2005, deverá ser três vezes maior.
O valor das vendas de produtos para cabelo, apenas, na cidade de São Paulo vai crescer o dobro do que na França.
# Produção de gás irá triplicar
# Hoje 3 em cada 5 copos de suco consumidos no mundo são do Brasil.
# Detemos cerca de 50% da produção mundial de suco de laranja
# 85% de participação no mercado mundial...
# Os idosos em 2022 serão mais de 25 milhões no Brasil, cerca de 14% da população e em sua maioria, formadores de opinião e com poder de compra.
# Consumo classe C deve crescer 50% até 2020
Recomendados pelo LinkedIn
# Em 2020 o Brasil ultrapassou o auge da população economicamente ativa (PEA) o pico da “janela demográfica”, quando esta população atingirá 71% do total dos brasileiros
# Enfim o consumo no país deverá ganhar outra dimensão, chegando a 65% de um PIB de 5 trilhões de reais.
Mas para isso devemos estar preparados, li recentemente no livro “Dança Macabra” de Stephen King uma definição de talento muito interessante.
Talento é como uma faca cega que não corta nada, a menos que seja empunhalada com muita força, uma força tão grande que a faca não está propriamente cortando, mas golpeando e assim depois de 3 ou 4 golpes violentos, ela pode quebrar-se, isso acontece com a maioria das pessoas.
Por isso não basta nascer com talento, deve-se moldá-lo.
Pesquisas revelam que, 84% das pessoas que trabalham nas empresas desempenham apenas 60% de seu potencial.
Segundo King a disciplina e trabalho constante são as pedras de amolar sobre ás qual esta faca cega do talento é trabalhada até ficar afiada o suficiente para ser usada com eficiência e facilidade.
Nenhum profissional foi presenteado com uma faca previamente amolada, ainda que poucas pessoas possuam espadas ao invés de facas, os quais costumam chamar de “gênios”, nós devemos afiá-las através de diferentes graus de zelo e aptidão.
Com quais ferramentas você está afinado os seus talentos?
Você fará parte desta mudança ou será atropelado por ela?
Suce$$o
Roberto Recinella
www.rrecinella.com.br