O CABERNERD #106 - Fãs ficam 1 mês na fila para comprar vinhos!

O CABERNERD #106 - Fãs ficam 1 mês na fila para comprar vinhos!

Imagem: Vinmonopolet / Sunniva Agnete Trøen

Enquanto a maioria das pessoas busca se proteger do frio, um pequeno e obstinado grupo de noruegueses faz justamente o contrário: desafia o rigoroso inverno do país em busca de nobres e escassos rótulos da Borgonha.

Acampados em barracas preparadas, eles passam por noites congelantes em frente à uma famosa loja de bebidas de Oslo. Para azar deles, o estabelecimento não oferece serviço de reserva dos rótulos. Ou seja, quem chega primeiro, leva!

Para esses apaixonados, como Henrik Malme – presença constante nas vigílias geladas -, desafiar temperaturas negativas de até -20°C virou parte do ritual. Jogos de tabuleiro, petiscos e muita conversa fiada são os divertimentos desses corajosos apaixonados por vinho.

Quer saber qual é o motivo de tanta devoção? Conheça aqui alguns dos grandes vinhos da Borgonha disponíveis na TodoVino!

Esta é uma interpretação resumida do material original. Para detalhes completos, consulte a fonte: Decanter

AINDA SE PISA NAS UVAS PARA FAZER VINHOS?

Imagem: iStock

A milenar tradição de pisar uvas para fazer vinho remonta aos primórdios da produção vinícola. Porém, o método não é mais usado em larga escala devido à sua longa duração – pode levar até 8 horas. Já o processo mecânico moderno finaliza em torno de 10 minutos.

Ainda assim, devido à extração suave dos compostos do bago da uva, algumas vinícolas continuam empregando a pisa como forma de macerar a fruta.

O processo continua sendo uma tradição mantida principalmente em pequenas vinícolas, como em Bento Gonçalves e Alentejo, em Portugal. Alguns locais inclusive oferecem a experiência de participar da atividade, permitindo que apreciadores aprendam sobre a fabricação tradicional da bebida, o que ajuda a manter viva essa herança cultural vinícola.

Esta é uma interpretação resumida do material original. Para detalhes completos, consulte a fonte: NSC Total

FILMES E SÉRIES IMPERDÍVEIS SOBRE VINHO!

Imagem: iStock

Seja celebrando momentos especiais ou sendo explorado de forma didática, nosso amado vinho tem presença frequente no cinema e na televisão. Pensando nisso, o complexo cultural World for Wine de Portugal listou produções audiovisuais imperdíveis para os amantes da bebida. Confira:

Notas de Rebeldia (2020) – Filme sobre Elijah, jovem apaixonado por vinhos que busca se tornar sommelier contra a vontade da família, que quer que ele assuma o restaurante do pai.

Um Brinde ao Vinho (2017) – Documentário brasileiro que mostra a sommelière Cecília Aldaz visitando vinícolas no Brasil e no mundo, trazendo uma perspectiva feminina do universo do vinho.

Gotas Divinas (2023) – Série inspirada em um mangá, que acompanha uma jovem sem conhecimento prévio em enologia, que precisa provar de alguma forma seus conhecimentos sobre vinho para conseguir herdar a valiosa adega de seu pai falecido.

Somm (2012) – Documentário que acompanha quatro aspirantes à credencial de Master Sommelier, uma das mais prestigiadas do mundo do vinho, mostrando a fundo esse universo.

Esta é uma interpretação resumida do material original. Para detalhes completos, consulte a fonte: Alô Alô Bahia

FRANCÊS É PRESO APÓS FURTAR 7 MIL GARRAFAS DE VINHO

Imagem: iStock

Um homem de 56 anos foi preso na renomada região vinícola da Borgonha, na França, após furtar 7 mil garrafas de vinho com valor estimado de 550 mil euros (quase 3 milhões de reais).

De acordo com o jornal local, o homem, natural de Beaune, foi filmado por câmeras de segurança furtando 4 garrafas do seu empregador atual, que foi à polícia assim que assistiu às gravações. Uma busca nas casas do suspeito e de sua mãe encontrou as 4 garrafas e cerca de 7 mil outras acumuladas ao longo de 15 anos trabalhando em diversas vinícolas da região.

O suspeito foi solto sob fiança e será julgado ainda este ano.

Esta é uma interpretação resumida do material original. Para detalhes completos, consulte a fonte: Le Monde

MEG, SINÔNIMO DE ELEGÂNCIA!

 Imagem: MEG, Escorihuela Gascón

Uma homenagem ao visionário fundador da vinícola, Miguel Escorihuela GascónMEG é também sinônimo de elegância. Uma busca constante pelo equilíbrio ideal entre os aromas, sabores e frescor da Malbec com a estrutura e complexidade da Cabernet Sauvignon.

  • Safra: 2020
  • Região: Mendoza – Argentina
  • Uvas: Malbec e Cabernet Sauvignon
  • Potencial de guarda: 15 anos
  • Envelhecimento: Barricas de carvalho francês, 80% novas e 20% usadas. 1 ano de guarda em garrafa.

Fundada em 1884, a Escorihuela Gascón é a vinícola mais antiga da cidade de Mendoza.

Conheça a linha completa aqui!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos