O cisne negro do propósito que ninguém te mostra

O cisne negro do propósito que ninguém te mostra

O tema propósito vem sendo muito florido e vendido como a salvação ou fuga de todos os seus problemas, tenho visto muitos profissionais pedindo a conta de seus empregos com o sonho de viverem do propósito, mas depois não conseguindo sustentar isso por muito tempo.

Nos cursos de coaching da vida, está todo mundo falando que você precisa seguir o tal do propósito para ser feliz e ter sucesso. Frases como, você não sentirá o tempo passar quando estiver fazendo aquilo que ama, ou que você irá trabalhar até de graça é bem tipicamente utilizada em processos de coaching. Eu mesma já acreditei nelas e também já vendi muito esse mundo encantado onde tudo fica mais leve quando você vive fazendo o que ama.

Mas o que ninguém me contou foi o lado negro que viver do propósito nos trás.

Primeiro quero te dizer que se você for fazer isso de verdade, mas de verdade mesmo, você não será mais um colaborador e sim um empreendedor. E isso nada tem a ver com você ter uma empresa ou não, isso tem a ver com como você enxerga o seu trabalho e como você lida com ele.

Quem realmente vive do propósito pensa nele e respira ele 24 horas por dia. Você não está mais nos limites das 08:00 as 18:00. Para você defender o que você acredita ser o certo, você precisará se ESFORÇAR muito mais que a média das pessoas. Isso mesmo, eu disse a palavra esforço, porque sim ela existe mesmo em uma vida com propósito. Nem sempre você irá fazer só aquilo que você gosta de fazer, você precisará tomar decisões difíceis, arriscar a própria pele, fazer o trabalho pesado que não é tão divertido assim. Tudo isso para fazer com que a sua ideia (propósito) continue viva porque você realmente acredita nela.

Terão dias (vários dias) que você pensará em desistir, que o fardo irá ficar mais pesado do que você acredita poder suportar, mas se o propósito for realmente genuíno, você encontrará forças e continuará.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Provavelmente você perderá muitas pessoas nesse caminho. Pessoas que te julgarão, que te chamarão de egoísta, de viciado em trabalho, dirão que você quer ficar rico e que vai ficar sozinho no final da sua vida rsrssr. E de uma certa forma elas não estão erradas em relação ao ficar sozinho, porque sim você estará sozinho em boa parte desse caminho e aprenderá muito sobre isso também. Você encontrará algumas pessoas nessa jornada que irá se identificar com o seu propósito e que irá querer participar de tudo isso junto com você, e você irá ficar deslumbrado com isso, mas cuidado, muito cuidado. São raras as pessoas que estarão tão engajadas nele quanto você, então o melhor é não criar tantas expectativas, pois quando isso é feito muitas delas desistem.

Viver do propósito é viver constantemente essa dualidade entre o cisne negro e o cisne branco.

O que as pessoas verão em você é cisne branco: O seu talento, o seu sucesso, as coisas progredindo na sua vida, e acharão que tudo isso é um grande passo de sorte que você teve na dança da vida.

Mas o que estará por trás é o cisne negro: O seu esforço, as suas renúncias, o desconforto da incerteza, e principalmente saber dominar as suas sombras.

Um passo importante para viver fazendo o que ama é descobrir aquilo que se ama fazer e isso está muito conectado com os talentos, com aquilo que temos mais facilidade em desempenhar ou aprender. Mas todo talento tem seu lado luz e seu lado sombra. E apenas ser talentoso não basta, precisamos conhecer as nossas sombras e saber como domá-las para que essa não ofusque a nossa luz. E esse trabalho exige autoconhecimento, exige controle, exige abrir mão do seu ego e estar disposto a aprender sempre.

Mas nem só de dor vive o empreendedor rssrs. Terão muitos momentos felizes nessa jornada.

Você poderá encontrar pessoas que estejam na mesma trilha que você e isso te dará mais forças para continuar. Enquanto a média das pessoas estará te dizendo para desistir, essas poucos te darão apoio e mostrarão que é possível chegar aonde deseja.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Os vários momentos em que você vê o seu trabalho sendo refletido na vida de outras pessoas e que você consegue validar que a sua ideia ( sonho) realmente funciona também é o ápice do cisne branco, te faz esquecer todas as feridas que o cisne negro causou e apenas se entregar no flow da dança.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Terão momentos também que você verá que aquelas pessoas que no início te julgarão, tacarão pedra, acabaram entendendo o real motivo de tudo isso e algumas delas tentarão fazer o que você fez. É como se você ajudasse a despertar outras almas, e poder gerar movimento no universo é muito gratificante.

E para mim o principal ganho de tudo isso é a sensação de liberdade. Liberdade no sentido de trilhar o seu próprio caminho, de saber que mesmo que você se perca ou perca tudo que conquistou (porque isso também pode acontecer), você desenvolveu novas habilidades que te torna resiliente a ponto de poder conquistar tudo novamente. Te torna antifrágil as situações de adversidades e caos.

Por fim quero dizer que o objetivo desse artigo não é te desaminar, te fazer desistir dessa jornada caso você esteja pensando em trilhá-la. Mas sim de te mostrar o lado negro dela com a intenção de te dizer que você precisará estar preparado para ele. Para se ganhar algo é preciso se abrir mão de outro algo e é aí que separamos quem realmente quer fazer grandes coisas de quem só está tentando achar um jeito mais fácil de viver a vida.

Davis Peixoto

Solutions Architect Consultant & Mentor | AWS | Golang | Python | Java/SpringBoot | Android | SQL | PHP

3 a

Você pode encontrar propósito em tudo o que faz. O maior segredo é esse.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Carla Mendes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos