O conceito de normalidade em tempos de pandemia
2020 tem sido um ano bastante atípico, e grande parte disso é pela pandemia que estamos vivendo. Acho que ninguém esperava que um vírus fosse fazer com que a gente precisasse rever a forma como vivemos em sociedade. E isso leva à frase que mais se ouve hoje em dia: “quando tudo voltar ao normal”.
A palavra “normal” vem de norma e define tudo aquilo que segue à regra, ao esperado. Como regras mudam, a percepção daquilo que é normal ou não tende a mudar também. A gente costuma lembrar com saudosismo de coisas que eram de um jeito na infância e que depois passaram a ser diferentes, e isso é um exemplo de mudança de normalidade. A gente entende comportamentos que não são mais adequados, muda eles e cria um novo pacote daquilo que entendemos como normal. E o mesmo acontece com a sociedade.
O que aconteceu na pandemia, quase que sem querer, foi que se expuseram diversas práticas sociais, profissionais e econômicas que, talvez, já estejam ultrapassadas. O “normal” pré-pandemia não nos servia mais já há algum tempo, mas faltava algum tipo de choque pra evidenciar isso. Então, acontece a maior pandemia de uma geração, e nossos modelos de trabalho, de tomada de decisão e até de economia são colocados à prova.
Não são somente empresas que estão sofrendo com a pandemia. Modelos de negócio inteiros estão fracassando e sendo substituídos por novos. O conceito de trabalho e de produtividade muda um pouco mais a cada dia que passa. Ainda estamos apegados ao “normal” só porque ele era algo que já conhecíamos, mas esse normal já não existe mais. Mesmo que o confinamento e a pandemia acabassem nesse exato instante em que você está lendo isso, o mundo já não é mais o mesmo. Estamos vivendo um momento de transição e entrando naquilo que estão chamando de “novo normal”.
O twitter, gigante das redes sociais, anunciou ainda esses dias que já decidiu manter parte dos seus colaboradores em home-office, mesmo depois que tudo passar. Enquanto esse texto é redigido, o Nubank fez o mesmo. Reuniões por videochamada tem sido cada vez mais normais. Desenhamos novas formas de medir a produtividade e de acompanhar tarefas, projetos e afins. Muitas coisas que eram essenciais já foram descartadas e outras, que pareciam banais, hoje são necessárias. E você também, não é mais igual ao que era. Se o mundo todo mudou, porque você não mudaria?
A evolução funciona assim, e é para o bem. Não, não acho que a pandemia seja para o bem, mas a mudança é sim, pois vamos mudar para uma sociedade menos doente, mais focada nas pessoas. Eu ainda não consigo saber como as coisas vão ser daqui um ou dois anos, mas eu tenho certeza que esse momento é o início de uma mudança que não tem mais volta, e podemos ser os protagonistas dessa mudança. Os livros de história do futuro terão esse capítulo bem demarcado como o início de algo novo, e faz parte da gente construir esse novo normal, fazendo com que ele seja inclusivo, eficiente e, acima de tudo, humano.
Um bom resto de dia nada normal pra vocês.
Product Owner @ Bagy
4 aEsse é o tipo de coisa que eu gosto de ler. Parabéns!
Administrativo/ Departamento Pessoal/ Benefícios/ Experiência do Cliente
4 aLucas, adorei! :)
Ex-executivo, Empreendedor e Mentor | Negócios e Autoconhecimento | Ajudo a Colocar Seus Projetos de Vida no Mundo
4 aMuito bom, Lucas!