O DESAFIO DA ESCOLHA PROFISSIONAL E SUAS CONSEQUENCIAS

O DESAFIO DA ESCOLHA PROFISSIONAL E SUAS CONSEQUENCIAS

A dúvida na hora de escolher uma carreira ou profissão não é só privilégio dos adolescentes às vésperas dos exames de vestibulares. Hoje em dia está cada vez mais comum nos depararmos com profissionais “adultos em meio de carreira” insatisfeitos com as escolhas do passado, e também se questionando e querendo mudar o rumo de sua vida profissional.

Isso acontece porque quando vamos fazer nossa escolha de qual profissão seguir ainda não estamos maduros o suficiente para tomar esta importante decisão. É muita responsabilidade pra um jovens entre 17 ou 18 anos, ter que decidir qual profissão irá seguir em sua vida.

Por essa falta de maturidade a maioria dos jovens acabam tomando suas decisões baseados em escolhas de profissões com melhores remunerações, pela influencia de família e amigos, pela faculdade mais perto de onde mora, mais fácil de passar, mais barata, enfim nenhuma escolha feita com consciência.

Percebo também, que muitas vezes as pessoas até sabem o que querem pra si, mas por medo, insegurança, ou até mesmo algumas dificuldades, acabam postergando algumas escolhas, novos rumos, e assim sabotam suas possibilidades

É preciso estar atento aos sinais para perceber quando a crise se revela e enfrentá-la com discernimento, quando começamos a perceber que não fizemos a melhor escolha, logo nos sentimos frustrados, decepcionados, ou por vezes terceirizamos as responsabilidades, achamos um culpado, empresa, o chefe, o salário, a crise econômica e por aí vai... , e passamos a ter uma atitude de “reclamão”. E todos esses sentimentos irão nos prejudicar de alguma maneira e não será fácil conviver com esse peso por muito tempo.

Pesquisas apontam que as doenças psicológicas estão aumentando cada dia mais, e eu acredito profundamente que a insatisfação com a escolha profissional é uma das principais causas dessas doenças.

Por diversas vezes ouvir filósofo, escritor e professor Mario Sergio dizendo que todo profissional que de fato se esforce e busque se capacitar é capaz de obter sucesso, seja qual for o ramo pelo qual enverede, ele diz ainda “carreira não é só emprego. É também, e precisa ser, território do trabalho. Emprego é fonte de renda e trabalho é fonte de vida. É preciso escolher uma profissão na qual o foco na renda não obscureça a fonte de vida, enquanto, por sua vez, a fonte de vida necessita de renda para sustentar-se.”

Diante deste contesto, percebo que muitos profissionais necessitam de orientação de um profissional qualificado “orientador de carreira ou um coach”, que possa ajuda-los a fazer melhores escolhas, que rumo tomar no sentido de tornar-se melhores profissionais, se sentirem mais realizados e felizes, pois quando se faz o que ama, o sucesso é consequência! ‪

Se você está infeliz com sua escolha profissional, responda as seguintes questões:

·       O que eu realmente quero para minha vida/carreira?

·       Onde quero chegar?

·       O que preciso fazer para chegar lá?


Boa sorte!

Cleide Carrara


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cleide Carrara

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos